Tuesday, August 10, 2021

‘Menor bebê do mundo’ recebe alta após passar 13 meses no hospital

https://ift.tt/3fNERqw

Depois de passar 13 meses internada em um hospital de Cingapura, a pequena Kwek Yu Xuan, considerada a “menor bebê do mundo”, finalmente pode ir para casa. Quando nasceu, em 9 de junho do ano passado, a menina pesava apenas 212 g (peso aproximado de uma maçã).

Bebê que nasceu com pouco mais de 200g deixou hospital após 13 meses de internação (Foto: Reprodução/Facebook/National University Hospital - NUH)

 

De acordo com o site de notícias local The Straits Times, os pais Kwek Wee Liang e Wong Mei Ling – que residem em Cingapura – planejavam ir para a Malásia para ter o bebê, já que o filho mais velho do casal, de 4 anos, está morando lá com os avós paternos. Mas, quando estava na 25ª semana de gravidez, a mãe inesperadamente sentiu fortes dores abdominais e teve que ser levada às pressas para o hospital. 

Diagnosticada com pré-eclâmpsia, Wong precisou ser submetida a uma cesárea de emergência. Quando o bebê nasceu, a equipe médica e os pais ficaram surpresos com o quão pequena ela era. "Eu não esperava dar à luz tão rapidamente e ficamos muito tristes por Yu Xuan ter nascido tão pequena. Mas, devido à minha condição, não tínhamos escolha. Só podíamos esperar que ela continuasse a crescer", disse a mãe, em entrevista ao site.

 

 

A garotinha precisou ser colocada em um respirador, porque seus pulmões ainda não estavam bem desenvolvidos. "Seu cuidado diário foi o ponto crucial da questão, especialmente nas primeiras duas semanas de vida. Precisávamos inovar e encontrar alguns métodos improvisados para lidar com um bebê tão pequeno. Ela era tão pequena que até o cálculo da medicação tinha que ser reduzido às casas decimais", declarou a Dra. Yvonne Ng, consultora sênior do departamento de neonatologia do hospital onde o bebê esteve internado.

Segundo os médicos, a pele de Kwek Yu Xuan era muito frágil, o que dificultava a colocação de sondas. Além disso, as fraldas tamanho recém-nascido eram muito grandes e cobriam todo o corpinho do bebê, então a equipe do hospital precisou cortá-las e adaptá-las. "Existem alguns produtos químicos na fralda para absorver a urina do bebê, e isso não podia entrar em contato direto com a pele dela. Então, tivemos que dobrar e selar as bordas. Cuidar de sua pele é muito, muito importante", explicou a enfermeira Zhang Suhe.

 

Apesar de todos os problemas de saúde, a pequena foi descrita pela equipe médica como um “bebê feliz”. "Ela gostava de ficar em um ambiente mais fresco e, quando ficava muito quente, ela ficava agitada. Ela gostava também de ter alguém conversando com ela e de chupar chupeta. Mas não conseguia segurar a chupeta, então segurávamos por ela", contou a enfermeira.

Quando recebeu alta, no dia 9 de julho, Kwek Yu Xuan já pesava cerca de 6,3 kg. A criança ainda apresenta doença pulmonar crônica e precisa ser colocada em um respirador em casa, mas seus pais afirmam que ela está aprendendo a “se virar sozinha” e a tomar leite da mamadeira.

 

A conta do hospital, que ficou em aproximadamente US$ 200 mil, foi paga com auxílio de uma vaquinha virtual, que arrecadou US$ 300 mil no total. Ainda segundo o The Straits Times, cerca de metade do que sobrou foi reservado para despesas médicas futuras do bebê, enquanto a outra metade foi devolvida à plataforma, para ajudar outras famílias necessitadas. 

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos


 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/08/menor-bebe-do-mundo-recebe-alta-apos-passar-13-meses-no-hospital.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!