Thursday, August 26, 2021

Atleta paralímpica conta que perdeu as pernas ainda bebê, por bomba amarrada ao seu corpo pelos pais

https://ift.tt/38vxuQJ

A nadadora paralímpica Haven Shepherd, que representa a equipe dos EUA nadando nos 100m peito e 200m medley individual, enfrentou seu primeiro grande desafio quando tinha apenas 1 ano e 2 meses de idade: ela foi amarrada a uma bomba por seus pais, e por causa disso perdeu as duas pernas.

Haven Shepherd, que perdeu a perna quando ainda era bebê, hoje se diz feliz e sem mágoas (Foto: Reprodução/Instagram/Haven Shepherd)

 

Em entrevista ao site da revista norte-americana People, Haven, que nasceu no Vietnã, contou que é fruto de um caso extraconjugal entre seus pais biológicos, que eram casados com outras pessoas. Com medo de serem julgados pela sociedade e querendo que “todos permanecessem juntos”, os pais amarraram uma bomba à filha e a seguraram entre eles. A força da bomba sendo detonada fez com que Haven fosse impulsionada para cima. Seus pais morreram e ela perdeu ambas as pernas.

Apesar da tragédia, ela afirma não guardar ressentimentos. "Essa é uma vida que nunca vivi; não me lembro dela", disse. Seis meses depois, ela foi adotada pelo casal Rob e Shelly Shepherd.

 

A menina foi criada com mais seis irmãos e irmãs mais velhos, todos muito esportivos, segundo ela. Incentivada a praticar esportes, ela recebeu pernas protéticas de uma organização sem fins lucrativos quando era criança e começou a correr. Mas ela percebeu, aos 9 anos, que não se identificava com esse esporte e resolveu tentar outra modalidade. "Meus pais me deram o mundo e me colocaram em todos os esportes", disse.

Haven contou que a casa onde foi criada, na cidade de Carthage, em Missouri (EUA), tinha uma grande piscina no quintal e ela começou praticar natação. Foi então que sua jornada para se tornar uma atleta paralímpica começou.

 

Após 5 anos de treinamento, duas vezes por dia, a jovem representa a equipe dos EUA pela primeira vez em Tóquio. Ela disse que se sente livre na piscina, onde não há som e nem necessidade de suas pernas protéticas. "Eu recebo meu Zen de volta", afirmou ela.

Haven tem orgulho de sua trajetória e dedicação pelos esportes, e contou que se sente confiante. “Fé é acreditar sem ver, e eu tenho a convicção de que vou me sair bem”, declarou. Ela disse ainda que sua família vai se reunir em casa para assistir à sua estreia nas paraolimpíadas, prevista para esta sexta-feira (27).

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos


 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/08/atleta-paralimpica-conta-que-perdeu-pernas-ainda-bebe-por-bomba-amarrada-ao-seu-corpo-pelos-pais.html