Monday, August 23, 2021

Pai viraliza ao defender uso de máscara nas escolas: "Se são um caminho para voltar à vida normal, parece um pequeno preço a pagar"

https://ift.tt/2XQetpZ

Enquanto diversos estados norte-americanos discutem sobre se os alunos devem ou não ser obrigados a usar máscaras faciais na volta às aulas, um pai do Tennessee se tornou viral por  fazer um "discurso apaixonado", em que explicou por que sua filha de 5 anos usa máscara todos os dias. "Ela foi para a escola e foi uma das poucas crianças em sua classe usando uma máscara, o que a fez perguntar por que ela tinha que fazer isso. Minha resposta foi porque queremos cuidar de outras pessoas", disse Justin Kanew, de College Grove. "Ela tem 5 anos, mas entendeu esse conceito, e é decepcionante que mais adultos por aqui não consigam entendê-lo", completou.

+ Mãe de criança que teve complicação rara ligada à covid-19 alerta sobre o uso de máscara nas escolas

Justin defendeu uso de máscara nas escolas (Foto: Reprodução/Good Morning America)

 

 

Ele, que também é pai de uma criança de 2 anos, falou perante o Conselho de Educação do Condado de Williamson, que na semana passada, pouco antes do início das aulas, aprovou uma exigência de máscara temporária para alunos do ensino fundamental, funcionários e visitantes até setembro 21, de acordo com o site do distrito escolar. No entanto, a decisão gerou protestos. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram pessoas usando máscaras sendo questionadas e confrontadas ao saírem da sessão especial em que o conselho decidiu sobre as máscaras. Justin disse que não planejava falar na reunião de segunda-feira (16), mas decidiu fazê-lo quando viu tantas pessoas falando contra as máscaras nas escolas. "Pareceu importante para o conselho escolar ouvir que há outras vozes por aí", disse ele ao Good Morning America. 

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças e a Academia Americana de Pediatria  recomendam o uso das máscaras nas escolas enquanto os Estados Unidos experimentam um novo pico de covid-19, inclusive entre crianças, causado pelo variante Delta e baixas taxas de vacinação. No entanto, alguns governadores de estados como Flórida e Texas baniram as máscaras e ameaçaram remover funcionários de escolas locais que quebrassem as regras estaduais e exigissem máscaras para os alunos. 

Justin disse que sua filha disse a ele que ela é uma das poucas alunas da classe que usa máscara, mas continuará usando uma de qualquer maneira. "Ela parecia entender totalmente o conceito de ajudar outras pessoas e nós reiteramos isso várias vezes. Nós apenas dizemos a ela que queremos manter todos seguros e quanto mais pessoas usarem máscaras, mais seguros todos estarão e mais cedo poderemos voltar a não usar máscaras. Ela entende isso perfeitamente, e eu gostaria que mais pessoas parassem de fazer isso político e começassem a fazer com que cuidassem mais umas das outras. No final do dia, devemos fazer tudo o que pudermos para manter nossos filhos na escola e voltar ao normal, e se as máscaras são um caminho para isso, parece um pequeno preço a pagar", afirmou.

+ Pais mandam filho com covid-19 para a escola, e mais de 80 pessoas podem ter sido expostas ao vírus

O pai disse que seu discurso foi recebido com silêncio, mas que ele recebeu milhares de comentários de apoio nas redes sociais. "[Um membro do conselho escolar] disse na reunião que ela recebeu mais de 1 mil e-mails sobre este assunto e mais de 700 deles eram a favor do uso de máscaras", disse ele. "Você não pode julgar com base em quem aparece para chutar e gritar", disse. “É fácil se esconder atrás das telas de mídia social; é bom sair e conversar um com o outro. Isso não significa que você vai concordar com todos, mas pelo menos você pode ser lembrado de que estamos todos tentando fazer o que achamos que é certo", finalizou.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/08/pai-viraliza-ao-defender-uso-de-mascara-nas-escolas-se-sao-um-caminho-para-voltar-vida-normal-parece-um-pequeno-preco-pagar.html