Friday, August 27, 2021

76% dos pais brasileiros dizem ter participado do pré-natal dos filhos

https://ift.tt/3DzEIBs

A maioria dos pais brasileiros participa do pré-natal dos filhos. Segundo o IBGE, 76% dos homens dizem ter ido com a companheira durante às consultas e aos exames médicos na gravidez. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (26) e fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS), que pela primeira vez investiga o tema paternidade. 

Nova paternidade: homens mais participativos (Foto: Getty)

 

“A maior parte dos pais disse ter participado do pré-natal, mas esse número varia. No Norte e Nordeste, esse percentual é mais baixo do que no Sudeste e no Sul e, quanto menor a renda, menor a participação do homem nesse acompanhamento”, afirma Marina Águas, analista da pesquisa. 

Ao todo, cerca de 9,9 milhões de homens disseram ter ido com a companharia aos exames e consultas na gravidez. Entre aqueles com renda domiciliar per capita acima de cinco salários mínimos, o acompanhamento do pré-natal chegou a 91,5%. Apesar disso, a minoria dos pais busca ativamente informações sobre a criação dos filhos. Apenas 20,2% disseram ter sido incentivados a participar de palestras, rodas de conversas ou cursos sobre cuidados com o bebê. 

Planejamento familiar

A PNS também investigou sobre o quanto os homens desejavam que suas companheiras engravidassem. Entre os de 15 a 34 anos, 65,5% queriam ter o filho naquele momento. Enquanto isso, 27,3% gostariam de ter esperado mais e 7,3% não queriam ter o filho. Acima dos 35 anos, a quantidade de homens que gostariam de ser pais naquele momento é maior: 74,8%.

“O objetivo dessa investigação é saber se os homens estão tendo uma participação ativa e consciente no planejamento reprodutivo, seja sabendo sobre o desejo de ter tido aquele filho, assim como sobre a participação no pré-natal da gravidez daquela criança. A partir desses dados, podem ser planejadas políticas públicas que incentivem a participação mais ativa no pré-natal do filho e reduzam as gestações não planejadas”, diz Marina.

 

 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da ​Crescer? É só clicar aqui e assinar!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/08/76-dos-pais-brasileiros-dizem-ter-participado-do-pre-natal-dos-filhos.html