Thursday, August 19, 2021

Na Inglaterra, pais de crianças com comorbidades pedem mais agilidade na vacinação contra covid-19

https://ift.tt/37WyXz1

Na Inglaterra, pais de crianças com comorbidades estão preocupados com a falta de informações sobre a aplicação da vacina contra a covid-19 em seus filhos. Apesar de o país ter autorizado, em julho, a vacinação de jovens de 12 a 15 anos que pertencem a algum grupo de risco, muitos deles ainda não conseguiram receber a dose.

Jovens com Down estão entre os elegíveis para a vacinação contra a covid na Inglaterra (Foto: Imagem ilustrativa/Pexels)

 

Verônica, de 15 anos, tem neuro deficiências graves e ainda não conseguiu se vacinar. Entrevistada, a mãe Sam Rospigliosi declarou estar “desesperada”. “É opressor e incrivelmente perturbador estar nesta posição”, desabafou à BBC. "O tempo está sendo desperdiçado. A urgência da vacinação de nossas crianças clinicamente vulneráveis parece ter sido esquecida e, mais uma vez, temos que nos esforçar muito por algo que sempre foi nosso por direito."

A mãe Ali Mercer, que mora na cidade inglesa de Abingdon, tem dois filhos. A mais velha, de 17 anos, já recebeu a vacina. Mas o mais novo, Tom, de 14 anos - que tem autismo e deficiência auditiva - ainda aguarda sua vez. "Estou realmente preocupada e chateada por Tom não ter sido chamado para tomar a vacina ainda", disse a mãe. "Fico horrorizada ao pensar nele ficando doente, com covid-19. É urgente que ele e outras crianças como ele sejam protegidas o mais rápido possível".

 

Segundo a BBC, as comorbidades aceitas para a vacinação do público de 12 a 15 anos na Inglaterra são: neurodeficiências graves (como paralisia cerebral e autismo), síndrome de Down, sistema imunológico enfraquecido por doenças ou tratamentos e deficiências de aprendizagem profundas e múltiplas. Também podem tomar a vacina aqueles que vivem com alguém que tem um sistema imunológico fraco.

Apesar disso, muitos desses jovens ainda não foram chamados para receber a dose. Profissionais da saúde afirmam que ainda estão esperando por “diretrizes de busca” para identificar e convocar os pacientes que são elegíveis para a vacinação. 

"Posso entender que isso é muito estressante para as crianças e seus pais, que desejam garantir que elas recebam pelo menos uma dose da vacina antes do início do novo ano escolar. Mas este problema está fora do controle dos médicos e pediatras, e estamos aguardando mais orientações do NHS [serviço nacional de saúde da Inglaterra] sobre como o programa será implementado”, argumentou Azeem Majeed, chefe do departamento de atenção primária e saúde pública no Imperial College London.

 

O conselho de pediatras do Reino Unido (Royal College of Paediatrics and Child Health) disse que o lançamento da vacinação para menores de 18 anos está sendo “caótico” e que os profissionais de saúde foram “deixados no escuro” sobre os planos de imunização do governo.

Um porta-voz do NHS disse à BBC que os centros de vacinação já estão entrando em contato com os adolescentes e seus pais, após as verificações de segurança necessárias. “Os serviços locais estão a caminho de oferecer uma vacina a jovens de 12 a 15 anos elegíveis até o início do ano letivo, conforme planejado originalmente”, declarou. Ele pediu também que os pais não entrem em contato com o departamento de saúde e aguardem ser chamados.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/08/na-inglaterra-pais-de-criancas-com-comorbidades-pedem-mais-agilidade-na-vacinacao-contra-covid-19.html