Tuesday, August 24, 2021

Música pode ajudar no trabalho de parto, indicam especialistas

https://ift.tt/3BbjTKG
Para entrar no ritmo (Foto: Getty Images)

 

Certamente você se lembra com carinho de canções que marcaram épocas especiais da sua vida. Por isso, além de caprichar na playlist durante a gravidez, que tal fazer o mesmo no nascimento do seu filho? Além de tornar o momento ainda mais especial, a música pode ajudar tanto física quanto metalmente no processo.

“O trabalho de parto é um evento hormonal. E a música tem o efeito de estimular o sistema nervoso parassimpático e de liberar ocitocina, hormônio que ajuda a mulher a relaxar e se entregar à ocasião”, explica a obstetriz Fernanda Watari, da Gaisa e do Coletivo Nascer (SP). Então, aproveita a reta final da gestação e prepare uma lista que tenha a sua cara. Valem músicas mais animadas, relaxantes, divertidas…

 

“O trabalho de parto tem diferentes etapas, então é bom ter uma playlist com vários ritmos para se adaptar a cada situação”, diz Fernanda. Ah, lembre-se: a não ser que o parto seja realizado na sua casa, verifique antes quais são as políticas do local onde você dará à luz, e se é permitido algum aparelho de som. Se não for liberado, veja a possibilidade de usar fones de ouvido.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/08/musica-pode-ajudar-no-trabalho-de-parto-indicam-especialistas.html