Monday, August 16, 2021

Refeições em família melhoram hábitos alimentares, indica pesquisa

https://ift.tt/383D7p3
Juntos à mesa (Foto: Getty Images)

 

Sempre que puder, faça refeições em família. Esse conselho você já conhece – e agora a ciência reforça o quanto ele é fundamental. Pesquisadores da Universidade de Illinois (EUA) acompanharam mais de 500 crianças em idade escolar para entender como a hora da comida afetava a saúde e o bem-estar delas.

A conclusão foi a de que sentar-se à mesa, deixar celulares de lado e aproveitar esse momento em família ajuda na construção de melhores hábitos alimentares. “Quando você traz a criança para esse ambiente, em horários bem definidos, ensina a ela o que é o mais saudável. E aproveita a oportunidade de influenciar positivamente o seu filho e tê-lo mais próximo a você”, diz a nutricionista Lígia dos Santos, da Rede de Hospitais São Camilo (SP).

Segundo ela, esse hábito deve ser introduzido na rotina da forma que for possível. “Pode ser só na hora do café da manhã, do almoço, do jantar, aos fins de semana. Mas é preciso se esforçar para isso. Essa mudança é importante não só para a saúde nutricional da criança, mas também para a emocional”, finaliza.

Como ter mais refeições em família

Se você se reúne com seus filhos à mesa menos do que gostaria, a dica é perceber o que está atrapalhando que esse hábito se desenvolva. Abaixo veja os empecilhos mais comuns e como driblá-los:

Falta de tempo
O tempo, sempre ele! Uma boa dose de organização e planejamento evita que ele voe sem que você perceba. Quando for cozinhar, faça porções duplas e congele metade para a próxima semana. “Os benefícios do jantar em família não dependem de uma refeição gourmet de três pratos, por isso, não há nada de errado em pegar atalhos com sanduíches e pratos mais simples de fazer”, indica Anne Fishel, professora de psicologia da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, e co-fundadora da ONG The Family Dinner Project (Projeto da Refeição em Família, em tradução livre).

Desinteresse da criança
Tornar as refeições mais divertidas e estreitar o contato do seu filho com os alimentos podem ajudar. Muitas pesquisas mostram que quando as crianças se envolvem no preparo dos alimentos tornam-se mais abertas a experimentar pratos novos. Deixe que ela lave uma salsinha, passe azeite na batata que vai ao forno ou opine sobre como personalizar o cardápio.

 

Conflitos à mesa
Para além do que se consome à mesa, é fundamental prestar atenção no ambiente que se cria, por isso, evite assuntos que possam causar estresse, como broncas ou cobranças. “O tempero secreto do jantar é a atmosfera, que deve ser calorosa, acolhedora e propícia para que todos tenham a chance de compartilhar as vivências de seu dia. É isso que traz benefícios para saúde mental e bem-estar de toda a família”, acredita Anne.

A psicóloga indica jogos simples que incentivem o diálogo, como contar duas verdades e uma mentira sobre o seu dia e todos devem adivinhar qual é a mentira. “E deixe a tecnologia de lado para que as relações fluam”, aconselha. Por último, nada de TV ou smartphone na hora das refeições, ok?



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/08/refeicoes-em-familia-melhoram-habitos-alimentares-indica-pesquisa.html