Tuesday, August 24, 2021

"Sou confundida com avó", admite mãe solo que teve filho aos 50 anos e está grávida novamente aos 53 anos

https://ift.tt/3gsnzzw

Uma mãe que está grávida do quarto filho aos 53 anos de idade disse que espera incentivar outras mulheres que, assim como ela, desejam ser mães independentes. Lan Man deu à luz pela última vez em 2019, aos 50 anos. A gerente de projetos decidiu passar pela Fertilização in vitro sozinha depois de criar Thomas, 19, e Tyler, 17. Ela, que mora na Pensilvânia, Estados Unidos, conta que concebeu o caçula, Toby, por meio da doação de óvulos e espermatozoides. Agora, aos 53 anos, ela decidiu engravidar novamente por meio de FIV. Com 26 semanas, ela planeja criar a irmã biológica de Toby como mãe solteira.

+ Mãe aos 50: veja os desafios e conheça histórias de sucesso

Lan com seus filhos; Tyler Ma, 17, Lan Ma, 53, e Toby Ma, 26 meses (Foto: Reprodução/Mirror)

 

Segundo ela, a escolha de trazer Toby ao mundo surgiu quando seus dois filhos mais velhos estavam prestes a entrar para a universidade. “Eu amo meu trabalho e sempre trabalhei para sustentar meus filhos. Mas pensei em abrir meu próprio negócio na indústria de saúde e bem-estar, pois sempre fui muito preocupada com a saúde e apaixonada por ajudar as pessoas a se manterem saudáveis. Mas não parecia certo", refletiu. Depois de ter Toby, ela disse que foi questionada pelos filhos sobre "quando daria um irmão ao caçula". “Meus filhos são meus melhores amigos e não sabem como viveriam um sem o outro. Eles devem ter orado muito e secretamente defendido que Toby tivesse um irmão com quem crescer e funcionou”, brincou ela. 

A mãe disse que gestar aos 50 está sendo tranquilo, e que está animada para dar as boas-vindas à irmã de Toby. O seguro saúde privado de Lan cobriu a maioria dos custos, mas ela precisou arcar com as despesas do esperma e óvulos — o que custou o equivalente a R$ 133 mil. “Não desejo um relacionamento, pois valorizo minha independência. Inicialmente, meu médico não concordou, mas expliquei o quanto isso significava para mim e minha família. Disse que o bebê nasceria em uma família cheia de amor e alegria", lembra. 

Apesar de Lan ainda não ter entrado na menopausa, os médicos a aconselharam a não usar seus próprios óvulos devido à idade. Ela contou que seus dois filhos mais velhos a acompanharam “a cada etapa”, até mesmo ajudando-a a escolher os doadores. Boa saúde, tanto mental quanto física, foi o fator mais importante na seleção de doadores de óvulos e espermatozoides, segundo ela. Para a família, a etnia não era importante; não havia muitos doadores asiáticos e o pequeno Toby tem cabelos loiros e olhos azuis. Lan disse que “só queria ser mãe” e ter a oportunidade de mostrar aos filhos como a vida é agradável. “Meu propósito na vida é acompanhá-los em seu desenvolvimento”, disse.

À esquerda, Lan grávida do quarto filho e, à direita, com Toby (Foto: Reprodução/Mirror)

 

Apesar de receber reações negativas de conhecidos e estranhos, ela disse que não poderia estar mais feliz. “Inicialmente, meus amigos disseram que eu sou louca por ter um filho aos 50 anos, pois eles estavam ansiosos para se aposentar e ver seus filhos 'fugindo do ninho'. Mas decidi que tenho mais vida para dar aos meus filhos, eles são o meu propósito e vocação na vida. Estou em forma e saudável, com muito mais amor para dar, então me senti bem com isso", explicou. Lan admite que já foi confundida com a avó de Toby por pessoas estranhas na rua, mas disse que isso não causa impacto em sua vida. “Ao longo da vida de meus filhos mais velhos, eu me orgulhava de minha total autossuficiência. Se eu não responder a ninguém, nunca terei de estar 'amarrada' à opiniões e julgamentos", finalizou.

+ Caso raríssimo: "Engravidei aos 51 anos, na primeira tentativa"



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/08/sou-confundida-com-avo-admite-mae-solo-que-teve-filho-aos-50-anos-e-esta-gravida-novamente-aos-53-anos.html