Wednesday, August 25, 2021

Com unidades móveis, SP realizará exames de detecção precoce do câncer de mama gratuitos e sem pedido médico

https://ift.tt/3yjiPCy

 

O governo de São Paulo anunciou a retomada do Programa Mulheres de Peito, que visa fazer carretas para realização de exames gratuitos para detecção precoce do câncer de mama, como a mamografia, ultrassom ou mesmo biópsia. A iniciativa, gratuita e sem necessidade de pedido médico, atenderá mulheres de 50 a 69 anos. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (25/8). 

O programa começa a partir do dia 8 de setembro com a proposta de fazer 2.200 exames por mês. As carretas passarão primeiro pelas cidades de Osasco e Presidente Prudente. No entanto, atenderá todo o estado, principalmente aqueles que tenham o serviço de mamografia reduzidos, passando 15 dias em cada cidade. "Esse programa retoma a importância de nós fazermos a detecção precoce do câncer de mama nas mulheres. Durante esse 1 ano e oito meses, pedimos para as pessoas ficarem em casa, nós fomos atendidos, mas é nossa obrigação ir ao encontro dessas pessoas e ajudar a fazer o diagnóstico de uma doença, que se for detectada nas fases iniciais tem cura", disse Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde de São Paulo. 

câncer de mama; câncer (Foto: Shutterstock)

 

Caso a carreta não esteja em sua cidade, é possível agendar a mamografia gratuito pelo telefone 0800-779-0000 das 8 às 17 horas, em unidades do SUS, como AMES, Hospitais e Clínicas. 

 

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/08/sp-faz-carretas-para-realizacao-de-exames-de-deteccao-precoce-do-cancer-de-mama-gratuitos-e-sem-pedido-medico.html