Monday, August 23, 2021

Prefeitura de SP vai exigir passaporte de vacinação da população, inclusive de grávidas e adolescentes que já podem se vacinar, para entrada em estabelecimentos

https://ift.tt/3go21nx

 

A prefeitura de São Paulo anunciou uma nova medida para conter a circulação do coronavírus na cidade. Agora, será obrigatório tomar a vacina contra a covid-19 para entrar em estabelecimentos da capital. Em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (23/8), a prefeitura anunciou que irá lançar o passaporte da vacinação, que será exigido para entrada em estabelecimentos e eventos autorizados. A assessoria de imprensa da prefeitura informou à CRESCER que a medida será válida inclusive para grávidas e puérperas e jovens com comorbidades e deficiência, pois eles já são elegíveis para a vacinação. No entanto, os protocolos de como os estabelecimentos aplicarão essa nova medida — principalmente nos casos de jovens com comorbidades não visíveis — ainda estão sendo elaborados. 

restaurante; mãe; família (Foto: Thinkstock)

 

 

 

Segundo prefeito Ricardo Nunes, as pessoas poderão comprovar a vacinação por meio do aplicativo e-SaudeSP da prefeitura ou com o cartão físico recebido após a vacinação nos postos. "Os estabelecimentos só vão poder aceitar pessoas que estejam vacinadas. Se no local, houver pessoas sem a vacina, ele [o local] sofrerá multa".

Para evitar essa situação, a prefeitura está oferecendo um mecanismo para que os estabelecimentos possam identificar as pessoas que tomaram a vacina. Basta a pessoa baixar o aplicativo e-SaudeSP, plataforma em que terá um QR Code com as informações se a pessoa tomou a primeira e segunda dose ou quando ela tomará a segunda dose. Se o indivíduo tomou apenas uma dose e ainda não chegou a data para a segunda dose, não há problema. No entanto, se estiver com a segunda dose atrasada, pode ser impedido de entrar nos locais. A medida entrará em vigor a partir das próximas semanas. 

Confira o calendário de vacinação dos adolescentes 

Adolescentes com 16 e 17 anos com deficiência, comorbidades, gestantes e puérperas - a partir de 18/08 (quarta). 

Adolescentes com 12 a 15 anos com deficiência*, comorbidades, gestantes e puérperas - a partir de 23/08 (segunda-feira). 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/08/prefeitura-de-sp-vai-exigir-passaporte-da-vacinacao-para-entrada-em-estabelecimentos.html