Thursday, August 26, 2021

“Nos 10 anos em que cobri política em Brasília, nunca vi uma mulher amamentando no Plenário”, disse Andréia Sadi em evento sobre amamentação

https://ift.tt/3zr5cT6

A jornalista Andréia Sadi defendeu o direito das mães de amamentarem seus bebês em espaços públicos durante o 2º Mamaço Virtual, realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria em parceria com a Crescer nesta quarta-feira (25). “Nos 10 anos em que cobri política em Brasília, nunca vi uma mulher amamentando no Plenário nem na área de cafezinho reservada aos deputados. E era meu local de trabalho como jornalista de política”, disse Sadi, mãe dos gêmeos João e Pedro, 4 meses. “Quando virei mãe, comecei a reparar nessas coisas que antes não passavam pela minha cabeça. Se eu precisasse amamentar naquele ambiente como seria? Não consigo imaginar. Ter poucas mulheres na política, é um obstáculo para esse debate, pois são elas que costumam trazer o olhar do que é prioridade para gente”.

Andréia Sadi, André Rizek e os filhos João e Pedro (Foto: Reprodução Instagram)

 

Por causa da pandemia, Sadi afirma que não teve a experiência de amamentar em público, já que ficou mais tempo em casa com os bebês. “Só costumo sair rapidamente para que eles tomem um pouco de sol e logo voltamos para casa”, disse a jornalista. “Mas fico surpresa quando vejo que cenas de políticas amamentando chamando muita atenção ao redor do mundo por serem uma exceção. Só mostra a necessidade de priorizarmos esse debate, pois deveria ser algo comum. A amamentação é algo natural e a rede de apoio, emocional e social, que cerca a mulher no pós-parto é essencial para que ela seja bem-sucedida”.

Falando de sua própria experiência com os gêmeos, Sadi ressaltou a parceria com o marido, o também jornalista André Rizek, para conseguir amamentar os dois. “Sem o apoio dele, no meio da pandemia, teria sido impossível”, disse. “A rede de apoio foi o que garantiu um começo não tão traumático. Só as mães sabem o que a gente passa. O início do puerpério é solitário e desesperador, sou contra a romantização desse período. Não consegui me adaptar com o Pedro e o João ao mesmo tempo então dou o peito primeiro para um e depois para o outro. Acabo ficando sempre à disposição deles. Se o André não tivesse compartilhado esse período comigo, não teria conseguido”.

A jornalista Andréia Sadi falou sobre a experiência de amamentar gêmeos durante o evento (Foto: CRESCER)

 

O próximo desafio para a família será a volta ao trabalho de Andréia, que deve acontecer em outubro, mas Sadi não pretende parar de amamentar os pequenos. “Ainda estamos organizando a logística para quando eu voltar a trabalhar. Como vou extrair o leite, congelar e garantir que não seja uma ruptura tão abrupta para os meninos quando eu voltar ao serviço. Depois de tudo que passei e ainda vivo, não vejo a amamentação de um lugar romântico. É algo cansativo e que demanda muito. Mas, ao mesmo tempo, é quase um superpoder conseguir nutrir e proteger os filhos através do aleitamento. Então existe sim esse aspecto mágico também que faz com que me sinta empoderada”, explicou.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/2o-Mamaco-Virtual/noticia/2021/08/nos-10-anos-em-que-cobri-politica-em-brasilia-nunca-vi-uma-mulher-amamentando-no-plenario-disse-andreia-sadi-em-evento-sobre-amamentacao.html