Thursday, August 19, 2021

Pais mandam filho com covid-19 para a escola, e mais de 80 pessoas podem ter sido expostas ao vírus

https://ift.tt/3AEstkK

Mais de 80 pessoas, entre alunos e funcionários, podem ter sido expostas à covid-19 depois que uma criança - que havia testado positivo para o vírus - foi enviada para a escola. O caso aconteceu na cidade de Reno, em Nevada (EUA).

Escolas estão retomando aulas presenciais no Brasil (Foto: Norma Mortenson/Pexels)

 

De acordo com informações da CNN, a criança e seus pais tinham testado positivo para a covid-19 dois dias antes. Apesar de infectado, o aluno foi mandado para a escola no primeiro dia de volta às aulas presenciais. No dia seguinte, todos os alunos foram colocados em quarentena e voltaram às aulas à distância.

O diretor da escola, Brandon Bringhurst, mandou um comunicado a todos os pais informando que os alunos que já tomaram a vacina poderiam voltar às aulas presenciais imediatamente, desde que apresentem o comprovante da vacinação. Mas as pessoas que tiveram contato com a criança com covid-19 deveriam retornar às aulas somente no dia 17 de agosto, apresentando um teste com resultado negativo e desde que não tenham sintomas da doença. 

 

O distrito de saúde local informou que os pais do aluno – que não foram identificados – se recusaram a notificar os funcionários da escola de que a criança havia testado positivo.  

Segundo a emissora de TV local ABC, o estado de Nevada tem uma legislação que exige que crianças que estejam com alguma doença transmissível conhecida devem ficar em casa. Portanto, o distrito de saúde poderia entrar com um processo contra os responsáveis. "Nós não vamos investir nossos recursos limitados em ações judiciais contra os pais neste momento", esclareceu o distrito, em comunicado enviado à imprensa. "Estamos apenas buscando a cooperação dos membros da nossa comunidade."

 

Atualmente, o condado de Washoe - onde se localiza a cidade - estabelece que todas as crianças, funcionários, pais e outros visitantes devem utilizar máscara dentro da escola, independentemente do status de vacinação. Ainda de acordo com a CNN, o número de casos de covid-19 entre jovens de até 17 anos aumentou cerca de 2,6 vezes entre junho e julho no condado. Mais de 58% das pessoas já foram vacinadas, mas crianças menores de 12 anos ainda não podem receber a vacina. 

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos


 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/08/pais-mandam-filho-com-covid-19-para-escola-e-mais-de-80-pessoas-podem-ter-sido-expostas-ao-virus.html