Monday, August 30, 2021

Pai de 39 anos sobrevive ao covid após ter 90% dos pulmões comprometidos: "Três meses no hospital"

https://ift.tt/3gMLc5Z

Um pai de dois que milagrosamente sobreviveu ao coronavírus após sua esposa se recusar a autorizar os médicos a desligarem seu suporte de vida, descreveu como lutou contra a doença durante meses de internação hospitalar. Adam Banks, 39, teve que aprender a andar, falar e engolir novamente depois de contrair o vírus, em janeiro deste ano. Foram longos três meses no hospital, incluindo cinco semanas em coma, enquanto os médicos lutavam para salvá-lo.

+ Mãe que deu à luz intubada e com 80% do pulmão comprometido pela covid, vê filha 40 dias após o parto

Marie, esposa de Adam, não deixou que os médicos interrompessem o tratamento quando seus pulmões começaram a colapsar. "Ela se recusou e implorou que eles descobrissem outra opção", disse Adam, que mora em Hutton Rudby, North Yorkshire, na Inglaterra. "Meus pulmões colapsaram em cerca de 90% e fui intubado poucos dias depois de ser admitido no Hospital James Cook", lembra.

Adam antes e depois da covid (Foto: Reprodução/Daily Mail)

 

Em uma última tentativa de salvá-lo, Adam foi transferido para um hospital em Leicester, onde os médicos o colocaram em uma máquina de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) para manter seus pulmões e coração funcionando. Em coma durante a maior parte de seu tratamento, ele não sabia de sua condição e do enorme esforço para mantê-lo vivo. Adam compartilhou fotos antes e depois que mostram o impacto chocante que o coronavírus teve em seu corpo. “Depois da terapia com ECMO, fui levado de volta a Middlesbrough, mas fiquei paralisado do pescoço para baixo. Eu não comia há dois meses e meio, e minhas cordas vocais haviam entrado em colapso com o tratamento, então passei cerca de duas semanas na UTI para ganhar força e aprender a andar", conta o pai, que trabalha na indústria da construção.

Ele finalmente teve alta do hospital no dia 19 de abril, mas ainda tinha um longo caminho pela frente. "Eu estava muito fraco em uma cadeira de rodas e só podia tomar banho na cama em casa. Eu só me livrei do oxigênio há uma semana, mas ainda não tenho forças para fazer nada; até tirar a tampa de uma garrafa é uma luta. Disseram que levará cerca de 18 meses até que comece a me sentir normal novamente", afirmou.

Marie, 39 anos, que é professora assistente, também testou positivo para a covid. Por isso, na época, ela foi impedida de visitar o marido no hospital. "Estávamos todos com muito medo, pois não sabíamos o que iria acontecer de um minuto para o outro. Eu estava convencida de que ele seria levado ao hospital, receberia um pouco de oxigênio e seria levado para casa; nunca imaginei que fosse sair do jeito que saiu", lamentou. Adam recebeu a segunda dose da vacina contra a covid em julho, o que, segundo ele, o fez se sentir "muito mais protegido" contra a doença.

Foram 5 meses de internação (Foto: Reprodução/Metro)

 

Adam passou 5 semanas em coma (Foto: Reprodução/Metro)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/08/pai-de-39-anos-sobrevive-ao-covid-apos-ter-90-dos-pulmoes-comprometidos-tres-meses-no-hospital.html