Wednesday, August 25, 2021

Receita: Bolo de batata-doce

https://ift.tt/3yghix6

A pandemia provou quanto o estilo de vida interfere na nossa saúde e bem-estar. A alimentação é um dos pilares mais importantes para que possamos realizar todas nossas atividades da melhor forma possível, além de influenciar de forma indireta no nosso humor e comportamento. Mas vimos que, com o aumento da taxa de stress e ansiedade, mais pessoas passaram a "comer de forma emocional" levando, muitas vezes, ao descontrole e exagero. Nos últimos 18 meses, tenho presenciado isso na minha rotina de consultório. Por isso, o impacto dessas mudanças de rotina — como o sedentarismo, ganho de peso e alterações de comportamento —, devem ser tratados com muito cuidado e atenção. 

Sabemos que o equilíbrio é a chave para uma nutrição possível e real. Portanto, devemos acolher esses desejos e comportamentos lançando mão de ferramentas para que o ato de comer não se torne mais um problema no nosso dia a dia. Com pequenas atitudes e sem pressa, podemos, sim, mudar esse cenário dentro de nossos lares. Por isso, eu lanço um desafio: que tal preparar algo em família? Valores como união, apoio e companheirismo formam uma rede de sustentação para mudanças de hábitos, e cozinhar em família traz todos esses conceitos. Não tem tempo? Uma vez na semana pode ser um bom começo! Reserve 30 minutinho para mudar as relações dentro de sua família e de você mesmo! E essa receita de bolo de batata-doce pode ser seu passo inicial. Vamos lá?!

Deliciosa receita de bolo de batata doce (Foto: Divulgação/Flávia Oliveira)

 

Ingredientes
- 3 ovos (capiria, de preferência)
- 1 1/2 xícara de batata-doce cozida (usei a roxa para dar cor)
- ¾ de xícara de óleo de girassol
- ½ xícara de leite (pode ser vegetal)
- 1 xícara de açúcar demerara
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de farinha de aveia
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 pitada de sal

+ Receita: bolo de maçã integral

Modo de Preparo
Bara os ovos, a batata-doce, o óleo, o açúcar e o leite no liquidificador por 5 minutos. Depois, misture os líquidos com as farinhas, o fermento e o sal, mas apenas incorporando até a massa ficar homogênea. Aqueça o forno a 180 graus. Quando começar a sentir o cheirinho e  estiver corado, está pronto!

Bolo de batata doce (Foto: Divulgação/Flávia Oliveira)

 

A pediatra Flávia Oliveira, mãe de Lucas e de Pedro, convida os pais para a cozinha e desmitifica a alimentação e saúde das crianças!

A pediatra Flávia Oliveira, mãe de Lucas e de Pedro, convida os pais para a cozinha e desmitifica a alimentação e saúde das crianças (Foto: Divulgação)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/noticia/2021/08/receita-bolo-de-batata-doce.html