Thursday, August 26, 2021

Práticas de leituras que temos na infância são repassadas para nossos filhos, aponta pesquisa

https://ift.tt/3DijwzE

Você sabia que nós tendemos a repassar para os nossos filhos as mesmas práticas de leitura que tivemos na infância? Quem apontou isso foi uma pesquisa feita pela editora britânica Farshore. Os resultados mostraram que, se fomos ensinados a ler um pouquinho por dia, a tendência é que repitamos esse mesmo padrão com as crianças. “A leitura é um momento de aprendizado, mas também de criação de um vínculo afetivo que a criança vai carregar consigo mesma depois de adulta. Por isso é tão importante fazer com que ela se sinta pertencente ao processo”, explica Lilliân Alves Borges, especialista em estudos literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A seguir, ela dá dicas de como você pode estimular essa prática em casa:

 

Heranca Literaria (Foto: Getty Images)

 

De 0 a 2 anos
Sente-se com a criança no chão, espalhe os livros e deixe que ela explore o ambiente, as texturas das páginas... Leia a história em voz alta, descreva as imagens e deixe seu filho livre para manusear o livro como quiser. Dez ou quinze minutos por dia são mais que suficientes.

 

Heranca Literaria (Foto: Getty Images)

 

De 3 a 5 anos
Deixe os livros em lugar de fácil acesso, onde a criança possa pegá-los quando quiser. Vale um cesto ou uma caixinha no chão num cantinho da sala, por exemplo. O importante é criar um ambiente convidativo e prazeroso. Prefira sempre os títulos lúdicos que estimulem a imaginação.

 

Heranca Literaria (Foto: Getty Images)

 

De 6 a 8 anos
Mesmo depois de alfabetizado, é importante que você continue participando do momento da leitura com o seu filho. Vocês podem criar uma dinâmica em que cada um fica responsável por contar uma parte da história, por exemplo. Encare sempre como um tempo prazeroso, nunca como uma obrigação.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/08/praticas-de-leituras-que-temos-na-infancia-sao-repassadas-para-nossos-filhos-aponta-pesquisa.html