Thursday, August 19, 2021

Consumo de álcool por mães com filhos menores de 5 anos aumenta 323% durante a pandemia, diz estudo

https://ift.tt/3sp2mLu

Um estudo norte-americano analisou que, desde o início da pandemia da covid-19 até novembro do ano passado, o consumo de bebidas alcoólicas por mães com filhos menores de 5 anos aumentou 323%. A pesquisa foi realizada pela organização sem fins lucrativos RTI International, em parceria com Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo dos EUA, e os resultados foram divulgados na última terça-feira (10), em uma conferência virtual.  

Consumo de álcool aumentou mais de 300% entre mães de menores de 5 anos, na pandemia (Foto: Pexels)

 

O levantamento, que tinha por finalidade analisar o aumento de consumo de álcool pela população dos EUA durante a pandemia, constatou que a ingestão de bebidas foi, em geral, 39% maior nos meses de quarentena. "Nosso estudo mostra que as pessoas não aumentaram o consumo de álcool apenas por um ou dois meses no início da pandemia - a tendência se manteve por quase todo o ano", disse Carolina Barbosa, economista de saúde da RTI. “O aumento no consumo de álcool tem sido associado a eventos de grande escala que induzem estresse e ansiedade, e uma pandemia certamente se encaixa nessa descrição”. 

 

Os resultados mostraram que o maior aumento foi entre as mães com filhos menores de 5 anos (323%), seguido por mulheres negras (173%) e hispânicas (148%). “As mulheres são mais propensas a usar álcool para lidar com o estresse, depressão e ansiedade, e tudo isso é uma resposta natural à pandemia da covid-19”, explicou a economista. “O consumo de álcool entre as mulheres tem aumentado nas últimas duas décadas, e nosso estudo sugere que a pandemia pode exacerbar essa tendência”. 

Os pesquisadores notaram também aumento no número de entrevistados que relataram beber para enfrentar o estresse, de 5% em fevereiro do ano passado para 15% em novembro. O consumo médio desses entrevistados também aumentou. “Os políticos devem estar preparados para responder às consequências para a saúde pública de um aumento repentino do consumo de álcool”, acrescentou Carolina Barbosa. "Estender os privilégios para entregas de álcool em casa pode ter contribuído para o aumento do consumo, e isso não deveria ser adotado permanentemente."

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/08/consumo-de-alcool-por-maes-com-filhos-menores-de-5-anos-aumenta-323-durante-pandemia-diz-estudo.html