Friday, August 20, 2021

Mãe e filho são retirados de avião em Porto Alegre após criança se negar a usar máscara

https://ift.tt/2Wbqk1i

Na última quarta-feira (18), uma mãe e seu filho foram retirados de um avião – no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre – porque a criança não utilizava máscara facial. O caso aconteceu em um voo da companhia aérea Azul, que tinha como destino o aeroporto de Guarulhos (São Paulo).

Foto ilustrativa de parte interior de aeronave (Foto: Pexels)

 

A mãe – que não foi identificada – teria se recusado a colocar a proteção facial no filho, e a equipe de bordo resolveu chamar agentes da Polícia Federal. Procurada pela CRESCER, a PF informou que “atendeu a solicitação do comandante da aeronave para desembarque compulsório”.

Para a CRESCER, a Azul informou que “a cliente e seu filho precisaram ser desembarcados pela não utilização da máscara de proteção individual”. A companhia disse, ainda, que remarcou a data das passagens e que segue as normas previstas pela Anvisa.

 

A resolução nº 477, de 11 de março de 2021, emitida pelo Ministério da Saúde/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diz que “é obrigatório o uso de máscaras faciais no interior dos terminais aeroportuários, meios de transporte e outros estabelecimentos localizados na área aeroportuária”.

Ainda segundo a resolução, “a obrigação prevista no caput deste artigo será dispensada no caso de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, que poderá ser obtida por meio digital, bem como no caso de crianças com menos de 3 (três) anos de idade”.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos


 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/08/mae-e-filho-sao-retirados-de-aviao-em-porto-alegre-apos-crianca-se-negar-usar-mascara.html