Tuesday, August 24, 2021

Pais japoneses enviam “bebês de arroz” para familiares que não podem conhecer os recém-nascidos por causa da pandemia

https://ift.tt/3sH1fqU

Pais no Japão estão enviando sacos de arroz com o mesmo peso e comprimento de seus recém-nascidos para familiares que não podem visitá-los por causa da pandemia. Os pacotes de arroz estão disponíveis em diversos modelos, com alguns em formato de bebê enrolados em um cobertor para que os parentes possam sentir como se estivessem pegando o recém-nascido no colo enquanto olham para uma foto de seu rosto, colada na frente do item.

"Bebês de arroz" têm feito sucesso no Japão na pandemia (Foto: Divulgação)

 

A quantidade de arroz corresponde ao peso do recém-nascido ao nascer e o preço do pacote aumenta de acordo com a balança. Algumas empresas que oferecem o produto cobram um iene por grama, com um pacote de 3 kg custando 3 mil ienes, cerca de R$140. “Tive a ideia há cerca de 14 anos, quando meu filho nasceu, e pensei no que poderia fazer pelos parentes que moravam longe e não podiam ir vê-lo”, disse em nota Naruo Ono, dono da loja de arroz Kome no Zoto Yoshimiya. “Decidi fazer pacotes de arroz com o mesmo peso e formato do bebê, para que os familiares pudessem segurá-lo e sentir a fofura”.

Naruo deixou um dos pacotes que preparou para a família na frente da loja e diversos clientes demonstraram interesse no produto, comentando o quanto ele era fofo e interessante. Foi então que Naruo decidiu comercializar o pacote personalizado e, atualmente, recebe pedidos de famílias do Japão inteiro.

"Bebês de arroz" têm feito sucesso no Japão na pandemia (Foto: Divulgação)

 

O Japão lida há anos com a redução populacional. No ano passado, a população do Japão diminuiu em mais de 480 mil habitantes, chegando a 126,65 milhões de pessoas no total. O número de recém-nascidos teve uma baixa recorde e apenas 843.321 bebês nasceram no país em 2020. Em 1989, haviam sido 1,25 milhão de bebês, mas desde então esse número só cai. Das 47 prefeituras do Japão, apenas Tóquio, suas três regiões vizinhas e a ilha do sul de Okinawa, relataram um aumento da população no ano passado.

Produtos foram criados pensando em parentes que não podem conhecer os recém-nascidos da família durante a pandemia (Foto: Divulgação)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/08/pais-japoneses-enviam-bebes-de-arroz-para-familiares-que-nao-podem-conhecer-os-recem-nascidos-por-causa-da-pandemia.html