Os médicos retiraram uma enorme bola de cabelo da barriga de uma menina de apenas 5 anos. O grande 'caroço' pesava 1,5 kg. Inicialmente, a menina foi levada ao hospital após reclamar de dores e inchaço no estômago, além de perda de apetite. No entanto, após exames, os médicos identificaram que a origem da dor era uma "bola de pelo gigante" presa em seu estômago. O caso aconteceu na Índia.
+ Torniquete: Fio de cabelo causa estrangulamento raro em criança durante o sono
saiba mais
Segundo o site Mirror, os pais da menina admitiram que ela comia cabelo há dois anos e meio. Eles supostamente tentaram impedi-la e até mesmo cortaram seu cabelo, mas seus esforços não funcionaram e ela começou a comer o cabelo de outras pessoas. Vivek Bhadoo, médico que liderou uma equipe de cinco médicos na operação para remover o cabelo do estômago da criança em um hospital em Chandigarh, explicou que se trata da Síndrome de Rapunzel, condição caracterizada pela combinação da tricotilomania, uma vontade irresistível de arrancar o próprio cabelo, e a tricofagia, como é chamada a ingestão compulsiva dos fios, e que pode levar a graves consequências para o sistema digestivo.
Fotos divulgadas pelo hospital mostram um pedaço gigante de cabelo preto emaranhado sendo puxado para fora da barriga da garota. A bola de pelo é curva e densa. A cirurgia para removê-la levou mais de uma hora. “Esta condição está associada principalmente a pessoas que sofrem de um distúrbio psiquiátrico. No entanto, é muito raro entre as crianças. Em todo o mundo, sua prevalência é de 0,3%", disse o médico. Segundo o hospital, a menina se recupera da cirurgia e seu quadro é estável.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/08/medicos-removem-bola-de-cabelo-de-15-kg-da-barriga-de-crianca-na-india.html