Em uma audiência para o Comitê de Saúde, Educação, Trabalho e Pensões do Senado dos EUA na segunda (26), a infectologista Rochelle P. Walensky, diretora dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) defendeu a vacinação de crianças contra a Covid-19.
Em uma discussão entre Walensky e o senador republicano Roger Marshall, que é contra a aplicação das vacinas nessa faixa etária, ele questionou: "Estima-se que 40% - talvez 50% - das crianças já tenham tido a covid-19 nos EUA. Quais são os benefícios adicionais da vacina para uma criança que já teve o vírus?”.
A diretora do CDC respondeu, então, que as variantes podem ser um problema, e que enquanto houver crianças morrendo de Covid-19, eles precisam fazer algo. "Acho que caímos neste pensamento errôneo de dizer que apenas 400 dessas 600.000 mortes por Covid-19 foram em crianças. As crianças não deveriam morrer, então 400 é um enorme quantidade ", disse.
Nos Estados Unidos, as vacinas contra Covid-19 foram aprovadas, até agora, apenas para pessoas com mais de 12 anos. Mas os laboratórios farmacêuticos Moderna e Pfizer já estão conduzindo estudos e testes para crianças de cinco a 11 anos.
Além disso, uma pesquisa da Academia Americana de Pediatria descobriu que as crianças representavam 14,2% de todos os casos de Covid até 15 de julho. O relatório também afirmou que as crianças representavam 0,26% de todas as mortes relacionadas ao vírus.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
Assista ao debate:
"I think we fall into this flawed thinking of saying, 'Only 400 of the 600,000 deaths from COVID-19 have been in children.' Children are not supposed to die."
— The Recount (@therecount) July 20, 2021
— CDC Director Dr. Rochelle Walensky responds to question from Sen. Roger Marshall (R-KS). pic.twitter.com/0i6ImKoxrC
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/08/diretora-do-cdc-defende-vacinacao-de-criancas-contra-covid-19-por-causa-de-variantes.html