Os atletas americanos Pamela McGee e JaVale McGee - a primeira dupla de mãe e filho a ganhar medalhas de ouro na história das Olimpíadas – deram uma entrevista nesta quarta-feira (11) sobre a experiência de viver essa experiência única. “Agora, conto pra todo mundo que sou a única atleta olímpica a ganhar ouro e dar à luz a um atleta que também foi ouro!”, disse Pamela ao Today Parents.
Pamela, integrou o time de basquete feminino dos EUA de 1984 que derrotou a Coreia do Sul nas Olímpiadas e ficou com o primeiro lugar. Trinta e sete anos depois, seu filho JaVale, 33, garantiu a medalha de ouro nas Olímpiadas Tóquio, quando a equipe de basquete dos Estados Unidos venceu a França no último sábado (7). “Estou muito orgulhosa dele, de sua resiliência”, afirmou Pamela ao site americano. “Como mães, queremos que nossos filhos atinjam o máximo de seu potencial”.
JaVale quase ficou fora das Olímpiadas e foi convocado em cima da hora porque um dos jogadores desistiu por problemas de saúde. Para ele, vencer as Olímpiadas foi uma conquista “inesquecível”. “É muito especial lutar pelo seu país”, disse JaVale. “O mundo inteiro está assistindo. E você está no palco mundial”.
Para Pamela, a conquista do filho reflete a maneira com que foi criado. “Sempre ensinei meus filhos a não serem crianças que dizem ‘eu poderia ter feito’ ou ‘eu deveria ter feito’”, disse a ex-atleta. “Sou filha de uma mãe adolescente que teve gêmeos aos 17 anos e ela nos transmitiu seu espírito de excelência e resiliência. Só espero ter passado isso a eles. Ninguém acorda um dia e se transforma em um atleta olímpico. Alguém se sacrificou para que isso acontecesse, alguém pagou um preço e é obrigação deles dar o máximo para chegar ao próximo nível”.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/08/tal-mae-tal-filho-tres-decadas-depois-da-mae-americano-tambem-conquista-medalha-de-ouro-nas-olimpiadas.html