Uma pesquisa realizada com 130 mil britânicas avaliou a saúde de mulheres que estão tentando engravidar. As respostas mostraram que mais da metade delas consomem álcool e não se exercitam tanto quanto é recomendado para a faixa etária.
O estudo publicado no fim de julho foi realizado pelo King's College London, Inglaterra, e apontou ainda que um número significativo de mulheres que quer aumentar a família fuma e não tem uma alimentação balanceada, consumindo poucas frutas e verduras.
Entre as participantes, 54% das mulheres que planejam engravidar bebem álcool, 20% fumam cigarros e 3,7% usam drogas recreativas. Apenas metade come frutas e vegetais diariamente, e poucas se exercitam durante os 150 minutos recomendados por semana. Apenas 31% delas tomam suplementos de ácido fólico – indicado antes da gestação por diminuir riscos de má-formação no tubo neural do feto. Os comportamentos menos saudáveis foram registrados com mais frequência em mulheres com menos de 25 anos, disseram os pesquisadores.
"Todos os pais desejam dar a seus filhos o melhor começo de vida, mas nosso estudo sugere que as pessoas no Reino Unido não têm muita consciência de que existem medidas que podem ser tomadas antes de engravidar para aumentar as chances de um bebê saudável”, afirmou, em nota, a autora da pesquisa, a médica Angela Flynn.
“Apesar de muitas evidências de que os suplementos de ácido fólico melhoram a saúde da gravidez, poucas mulheres que participaram do estudo declararam tomá-los no período em que tentavam engravidar. O caminho para a maternidade nem sempre é simples, então é vital que as pessoas saibam como podem se preparar”, ressaltou a médica.
“A maioria das pessoas faz mudanças em sua rotina para cuidar da saúde e bem-estar assim que sabem que estão grávidas, mas muitas não percebem que agir ainda mais cedo pode realmente ajudar a preparar o corpo para a gravidez. Não se trata apenas de eliminar coisas arriscadas como cafeína, álcool e cigarros. Medidas positivas como manter-se ativa e seguir uma dieta balanceada também podem fazer uma grande diferença”, reforçou a doula Amina Hatia ao Daily Mail.
No mês passado, a Organização Mundial da Saúde chegou a sugerir que todas as mulheres em idade fértil deveriam parar de consumir álcool.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Saude/noticia/2021/08/metade-das-mulheres-que-tentam-engravidar-no-reino-unido-consomem-alcool-aponta-estudo.html