A fabricante de brinquedos Mattel anunciou o lançamento de uma coleção de bonecas Barbie em homenagem a grandes personalidades – entre elas profissionais da saúde e pesquisadoras que têm ajudado no combate à pandemia da covid-19 no mundo.
De acordo com a agência de notícias Reuters, uma das homenageadas é a pesquisadora biomédica brasileira Jaqueline Goes de Jesus, que ficou conhecida por liderar a equipe que mapeou os primeiros genomas da covid-19 no Brasil, apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso.
Outra profissional que ganhou sua versão da boneca foi a britânica Sarah Gilbert, co-desenvolvedora da vacina AstraZeneca. "É um conceito muito estranho ter uma boneca Barbie criada à minha semelhança", comentou Sarah em uma entrevista para a Mattel, ainda segundo a agência de notícias. "Espero que isso faça com que seja mais normal para as meninas pensarem em carreiras científicas".
De acordo com o The Guardian, os outros “heróis da pandemia” homenageados são: Amy O'Sullivan e Audrey Cruz, profissionais americanos da área de saúde, Chika Stacy Oriuwa, médica e ativista canadense, e Kirby White, médico australiano que co-criou um avental cirúrgico lavável e reutilizável para a equipe da linha de frente.
“A Barbie reconhece que todos os trabalhadores da linha de frente fizeram enormes sacrifícios ao enfrentar a pandemia e os desafios que ela aumentou. Para iluminar seus esforços, estamos compartilhando suas histórias, para inspirar a próxima geração a seguir esses heróis e retribuir”, declarou para a imprensa Lisa McKnight, vice-presidente sênior e chefe global de Barbie e bonecas da Mattel.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/08/mattel-lanca-barbies-em-homenagem-heroinas-da-pandemia.html