Thursday, August 12, 2021

Enquanto filha de nove anos luta contra covid na UTI, mãe faz alerta para que a doença seja levada a sério

https://ift.tt/3md9WYX

Uma mãe de três filhos do Tennessee, Estados Unidos, usou as redes sociais para fazer um alerta pedindo que as pessoas continuem levando a covid-19 a sério, pois sua filha de 9 anos está internada no hospital lutando pela vida depois de contrair o vírus. A americana Mirsada Muric, 26 anos, passou as últimas semanas visitando a pequena Blair no hospital e compartilhando a difícil batalha da menina contra a doença no Facebook. 

Blair Muric, de 9 anos, precisou do auxílio de um ventilador em sua luta contra covid (Foto: Reprodução Facebook)

 

“Quando entrava nas redes sociais, via pessoas compartilhando memes sobre a covid ou repostando informações falsas”, disse Mirsada à NBC. “Várias piadas com pessoas que têm ‘medo’ desse vírus. E sim, estou com muito medo dele. Minha filha está internada e não consigo compreender por que as pessoas se recusam a usar máscara ou se vacinar quando poderiam salvar vidas ao fazer isso”.

No Facebook, ela fez um desabafo pedindo que as pessoas levem a doença a sério. “Por que é preciso implorar para alguns de vocês usarem máscaras? Quem está se machucando quando você usa uma? Que malditos direitos você perde?! Nenhum. Agora, enquanto você está vivendo sem se preocupar com ninguém, eu estou aqui sentada vendo meu bebê precisar de um ventilador”, escreveu no dia 31 de julho.

Blair ter contraído a doença foi mais um percalço em um ano que já vinha sendo difícil para a família. Em fevereiro, a menina foi diagnosticada com um tumor no cérebro e, em julho, seu pai morreu em um acidente de carro. Mirsada acredita que a menina contraiu a covid no velório do pai. “Com o tumor dela, foi diferente ... quase mais fácil”, escreveu Mirsada no Facebook em 3 de agosto. “Tínhamos um plano de tratamento, um plano B e acompanhamento. Com a covid só nos resta esperar porque ninguém tem certeza de como ela vai reagir”.

Blair e a mãe Mirsada (Foto: Reprodução Facebook)

 

Durante algumas semanas, a menina precisou de um ventilador, mas nesta segunda (9), ele foi retirado e a família agora tem mais esperança de uma recuperação completa. Nos Estados Unidos, os casos de covid em crianças têm aumentado proporcionalmente e correspondem a 27% do total, já que muitos adultos estão vacinados. Pediatras do país tem pressionado as Agências Reguladoras a liberar a vacinação contra o vírus para menores de 12 anos. Mirsada diz que vacinará suas filhas assim que estiver disponível. “Não quero que isso seja uma coisa política e entendo que a escolha é pessoal e vai da opinião de cada um, mas peço que façam uma pesquisa completa sobre o assunto e não confiem nas redes sociais”, disse.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/08/enquanto-filha-de-nove-anos-luta-contra-covid-na-uti-mae-faz-alerta-para-que-doenca-seja-levada-serio.html