O consumo de cereais integrais e leguminosas é um ponto forte para ser trabalhado desde a introdução alimentar. Cada vez mais, a nutrição deve caminhar para a busca de equilíbrio e com foco maior na inclusão de alimentos saudáveis. No entanto, de nada adianta "demonizar" a carne vermelha se a família cultiva o hábito de comer churrasco aos fins de semana. O ideal é questionar a alimentação como um todo, especialmente o consumo de frutas, legumes e vegetais. E, a partir de então, oferecer opções para a introdução de novos alimentos e diferentes tipos de preparação.
A diminuição da ingesta de cereais integrais e vegetais aumenta a mortalidade por doenças não transmissíveis como hipertensão arterial, câncer e obesidade. Apenas o aumento do consumo de sódio (sal) supera esse dado. Vemos, hoje, um aumento do número de adeptos ao veganismo. Porém, muitas pessoas não sabem exatamente do que se trata e acabam por realizar trocas alimentares equivocadas, resultando em desbalanço nutricional. O veganismo, segundo definição da Vegan Society, é um modo de viver (ou poderíamos chamar apenas de "escolha") que busca excluir, na medida do possível, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais — seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo.
Simplesmente retirar a proteína animal, sem compensação adequada, pode gerar problemas. Mas, sim, é possível manter uma ótima oferta protéica apenas lançando mão de alimentos de origem vegetal. Por isso, é fundamental buscar orientação de um profissional capacitado para guiar e auxiliar suas escolhas em busca do que faz sentido para sua família.
Nesse sentido, trago para vocês uma receita de hambúrguer de lentilha rosa.
Ingredientes
- 2 xícaras de lentilha rosa (ou comum) deixada demolho por 6 horas com um pouco de vinagre de maçã ou limão espremido
- ½/2 cebola branca picada
- salsinha e cebolinha
- 1 xícara de farinha de aveia
- ½ xícara de aveia em flocos finos
- sal
- pimenta e coentro em pó
- 1 ovo
Modo de fazer
Refogue a cebola com azeite e ervas finas até ficar transparente. Acrescente a lentilha e coloque água o suficiente para cobri-la. Mas, anteção! Não cozinhe demais, pois ela pode perder a cor rosada e ficar alaranjada. Deixe esfriar e depois misture com o ovo e, aos poucos, incorpore a aveia até dar um ponto que não grude nas mãos. Tempere com sal e pimenta. Por último, acrescente a salsinha e cebolinha picadas a gosto. Faça os hamburguers e leve na frigideira com um pouco de azeite e deixe dourar.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/noticia/2021/08/diferente-e-saudavel-aprenda-fazer-hamburguer-de-lentilha-rosa.html