Se você quer viajar com a família em um destino internacional, vale a pena conferir em qual das categorias o país se encontra na lista de recomendações de viagens elaborada pelo Centers of Disease Control and Preservation (CDC), um dos principais componentes operacionais do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
A partir da realidade da covid-19 em cada localidade, o mapa mundi foi separado em 5 cores: vermelho, laranja escuro, laranja claro, amarelo e cinza. Cada um representa o nível de perigo nas regiões, começando pelo “muito alto” até o nível mais baixo, onde não houveram casos de covid-19 registrados até o momento.
Entre os lugares mais perigosos, o Brasil entra na lista com Argentina, Chile, França Reino Unido, Espanha e Portugal. De acordo com a lista, Nova Zelândia, Polônia, Austrália e China estão entre os países mais seguros para estar no momento. De qualquer forma, a recomendação é que todos os integrantes estejam vacinados para que a viagem seja segura. Vale lembrar que a maioria dos países ainda não abriram fronteiras para os brasileiros. Consulte isso antes de fechar a viagem.
Confira:
Obedecer às regras de higiene e segurança em hotéis, aeroportos, atrações turísticas e restaurantes é o mínimo que qualquer turista deve fazer para proteger a si mesmo e aos outros. A principal orientação para crianças e adultos continua sendo usar a máscara (a partir de dois anos de idade), manter o distanciamento, lavar as mãos com frequência ou usar álcool gel e evitar tocar o rosto. O pediatra e infectologista Daniel Jarovsky sugere que a família busque informações sobre o índice de contágio no local para onde deseja viajar: “A doença é muito dinâmica e varia de lugar para lugar, então vale ficar de olho no crescimento de casos no destino escolhido".
E caso um dos familiares esteja com sintoma, é importante que você procure o serviço médico para realizar a testagem. Se der positivo, a viagem precisará ser adiada por, no mínimo, dez dias a partir do início dos sintomas – e desde que a pessoa esteja há três dias sem manifestar nada. Se houver algum sintoma, o período sobe para 14 dias de isolamento. Caso o resultado dê negativo e a pessoa estiver se sentindo bem, está liberada para viajar. Caso os sintomas continuem, a viagem precisa ser cancelada, uma vez que testes podem falhar.
Clique aqui e confira o mapa completo!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/08/turismo-mapa-mundi-com-recomendacao-de-viagem-do-cdc-traz-brasil-como-risco-muito-alto-para-covid-19.html