O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (5) que a data de início da vacinação de adolescentes está “em aberto”. De acordo com o secretário executivo Secretaria da Saúde do estado, Eduardo Ribeiro, o Ministério da Saúde enviou metade das doses esperadas. “São Paulo tem 22% da população do Brasil e, até então, tínhamos recebidos doses de vacina proporcionais ao número de habitantes. Porém, na última remessa recebemos metade das doses da Pfizer, o que impacta diretamente a previsão de vacinação dos adolescentes no estado de SP, que só podem receber esse imunizante”, afirmou.
De acordo com o governo de São Paulo, o estado recebeu 228 mil doses a menos do imunizante e vai entrar na Justiça para tentar recuperá-las. A imunização da faixa etária entre 12 e 17 anos estava prevista para começar no dia 18 de agosto para os adolescentes que tem comorbidades e/ou deficiência, mas a data foi temporariamente suspensa. “Até que o Ministério da Saúde garanta o envio das doses de Pfizer proporcionais a população do estado de São Paulo, a data de início de vacinação dos adolescentes pode precisar ser alterada”, disse Ribeiro.
Na quarta-feira (4), o Ministério da Saúde anunciou que não havia um percentual fixo de doses de vacinas para os estados e a secretária extraordinária para covid, Rosana Leite de Melo, disse que ocorreu uma “compensação” no último lote da vacina Pfizer para São Paulo porque o estado teria recebido proporcionalmente mais doses da Coronavac. O secretário da saúde de SP, Jean Gorinchteyn, negou essa informação. “Essa afirmação é mentirosa. Em nenhum momento o estado de São Paulo ficou com mais doses da vacina do Butantan”, disse.
O infectologista e pediatra Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), reforçou a importância de imunizar os adolescentes o mais rápido possível. “Os adolescentes de risco para covid, com comorbidade ou deficiência já deveriam ter sido vacinados. É urgente que isso seja feito para protegê-los”, afirmou. “Já a imunização de todos que têm entre 12 a 17 anos é relevante para diminuir a transmissão e circulação do vírus e dar mais segurança para algumas famílias que ainda estão receosas principalmente nesse período de volta às aulas”.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/08/governo-de-sp-deixa-em-aberto-data-de-inicio-da-vacinacao-de-adolescentes-de-sp-contra-covid.html