Difícil imaginar que aquele bebezinho tão pequeno e frágil tem de levar picadas e ser vacinado assim que nasce. Pois ele tem! E é para o bem dele, como toda e qualquer vacina. É considerado recém-nascido, o bebê de até quatro semanas ou 28 dias. Depois desse período, ele passa a ser chamado de lactente. “É muito importante que o recém-nascido receba logo as doses das vacinas que têm de ser feitas nesse período”, diz o pediatra e infectologista Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria.
A recomendação do PNI (Programa de Nacional de Imunização), do Ministério da Saúde, é que elas sejam dadas, inclusive, ainda na maternidade, nas primeiras 24 horas de vida. O médico explica que são duas as vacinas do calendário vacinal para o recém-nascido: a BCG e a da Hepatite B.
A vacina BCG protege contra formas graves da tuberculose. “Essa é uma doença de tratamento longo, e que pode ser até mortal. Tem cura, mas provoca enorme sofrimento, que é evitável com a vacina”, fiz o pediatra e neonatologista Nelson Douglas Ejzenbaum, membro da Academia Americana de Pediatria.
+ A vacina BCG pode proteger também contra a Covid-19?
É aplicada em dose única, no braço direito da criança. Pode surgir uma reação inflamatória no local, em até dois meses, que forma pus, ferida, casquinha e depois deixa uma cicatriz. “Mas se ela não ocorrer, não significa que a vacina não funcionou”, esclarece Renato Kfouri.
Já a vacina da Hepatite B imuniza contra esse tipo de hepatite viral, que pode se desenvolver de forma severa no futuro, causando até câncer hepático. Ela deve ser administrada na perna do bebê, e não provoca reações. É bem importante que o recém-nascido tome essa vacina, porque ela protege contra a transmissão vertical, ou seja, se a mãe for portadora do vírus, ele fica imunizado. Para a imunização completa, o bebê ainda terá de tomar mais duas doses, aos 2 meses e aos 6 meses.
+ Vacinação infantil em dia, saúde protegida
Se você está grávida, é bom se preparar para acompanhar a vacinação do seu bebê. É importante que os pais fiquem atentos à imunização realizada já na maternidade.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Quem-ama-vacina/noticia/2021/09/quais-vacinas-os-recem-nascidos-precisam-tomar.html