Uma nova mãe está feliz por "fazer história" ao se tornar a primeira no Reino Unido a dar à luz usando analgésicos ecológicos. Kaja Gersinka usou o novo "dispositivo sustentável" no parto de Rosie Martha O'Sullivan, no Newcastle Birthing Centre, em 9 de setembro. Segundo divulgado pelo site Mirror, o dispositivo, conhecido como Unidade de Destruição Móvel, "racha" o óxido nitroso exalado no nitrogênio e oxigênio. Isto é, trata-se de uma alternativa muito mais ecológica ao Etonox, um analgésico usado há mais de um século, que é uma mistura de óxido nitroso e oxigênio. O óxido nitroso é um poderoso gás de efeito estufa, quase 300 vezes mais potente que o dióxido de carbono, e escapa para a atmosfera após ser exalado.
Segundo um estudo publicado em 2020, pela Revista de Obstetrícia e Saúde da Mulher, nos Estados Unidos, o óxido nitroso (conhecido como ‘gás do riso’) é uma forma alternativa de alívio da dor do parto, e seu uso é bastante comum para aívio da dor no parto em países como Suécia, Inglaterra e Canadá, e cada vez mais usado nos Estados Unidos. No Brasil, no entanto, o método ainda é pouco conhecido e aplicado.
"Eu não esperava isso quando vim aqui hoje, vim apenas para ter meu bebê, mas comecei com o método tradicional e depois troquei. Foi mais silencioso e muito mais confortável de segurar, é bom fazer um pouco de história", disse a mãe, após o parto. Além de ser mais ecológica, a tecnologia, desenvolvida pela Medclair, beneficia os funcionários ao reduzir a quantidade de óxido nitroso a que são expostos durante o trabalho.
"O lançamento dessa tecnologia em nossa maternidade pode nos ajudar a continuar apoiando as mulheres no uso de gás e ar durante o trabalho de parto, tornando-o o mais ecologicamente correto possível", finalizou Chris Allen, pesquisador de anestesia sustentável do Newcastle Hospitals.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/09/mae-e-primeira-no-reino-unido-usar-analgesico-ecologicamente-correto-no-parto.html