Sempre quando retornava de seus ciclos de quimioterapia, Andres, de 8 anos, cruzava com várias crianças carentes no trajeto. Diante desse (triste) cenário e com a aproximação do Dia das Crianças, o menino, que é apaixonado por ursinhos de pelúcia, teve uma grande ideia e resolveu compartilhar com a sua mãe, a empresária Fernanda Arraez, de 39 anos. "Mãe, será que posso juntar meus bichinhos e doar para aquelas crianças no caminho para o hospital?", perguntou o pequeno.
Emocionada, Fernanda acolheu o pedido do filho e eles, que moram em São Caetano do Sul (SP), começaram uma campanha de doação de ursinhos de pelúcia — não só para aquelas crianças que Andres encontra em seu dia a dia, mas também para várias outras! [confira os pontos de arrecadação no final da matéria]. A entrega dos ursinhos será feita agora em outubro.
A empresária explica que sua família já tinha feito outras ações de ajuda aos mais vulneráveis, como por exemplo, a doação de cobertores nos períodos de frio intenso. Fernanda conta que ficou muito feliz com a atitude altruísta do filho: "Ele tem uma sensibilidade especial. A vida dele virou do avesso! Antes, meu filho era uma criança que brincava muito e agora tem certas limitações".
Há cerca de um ano, a vida de Andres mudou completamente. Fernanda relata que o filho era uma criança muito saudável e dificilmente tinha problemas de saúde. Foi então que o pequeno começou a reclamar que estava com a visão turva. "Nós pensávamos que era por causa das aulas online, mas ele começou a vomitar e o pediatra pediu um exame de sangue", lembra a mãe.
Antes de fazer o exame, Andres começou a ter dificuldade para andar também. Por isso, o médico pediu uma tomografia e a família recebeu o diagnóstico mais temido: o pequeno tinha um tumor cerebral, conhecido como meduloblastoma. "Perdemos o chão, acho que minha cabeça bloqueou várias coisas, porque foi muito súbito. Foram os piores dias da minha vida", desabafa Fernanda.
Na época, o quadro do pequeno não era nada bom. Seu tumor estava comprimindo a passagem do líquido do cérebro e causando hidrocefalia. Então, Andres precisou ir direto para uma cirurgia de 14 horas para a remoção do tumor, que era maior que um limão.
Após a cirurgia, Andres ainda ficou 21 dias na Unidade de Terapia Intensiva e depois precisou fazer mais uma operação para colocar uma válvula, com a função de drenar o líquido do seu cérebro. Ele também teve que passar por 28 sessões de radioterapia e 8 de quimioterapia — a última foi neste mês.
Embora o tumor tenha sido removido, Fernanda conta que o filho regrediu em seu desenvolvimento. Ele ficou cinco meses sem falar e até hoje não consegue andar sozinho. No entanto, segundo a mãe, essa regressão é temporária e a recuperação do filho já visível. "Estamos em uma conquista diária, mas apesar disso, temos que enxergar que tivemos a oportunidade de dar tudo para o nosso filho se recuperar ", afirma a mãe.
@efit_scs
R. Maranhão, 1240, Santa Paula - São Caetano do Sul
@efit_tatuape
R.Itapura, 1057, Tatuapé - São Paulo
@thehouserevest
Alameda dos Nhambiquaras, 1443, Moema - São Paulo
@ibisbudgetparaiso
Rua Vergueiro, 1571 (ao lado do Metro Paraíso) - São Paulo
@multiiamor
CEAV Rua Entá, 202, Mooca - São Paulo
@escolacycle
Rua das Palmeiras, 308 - Santo André
@evipmontebello
Avenida Luis Gonzaga do Amaral, 193 - Mauá
Casa de amigos
Rua Teresina, 139, São Paulo
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2021/09/menino-com-cancer-faz-campanha-de-doacao-de-ursinhos-para-criancas-carentes-que-encontra-no-trajeto-para-o-hospital.html