Wednesday, September 15, 2021

Mãe faz alerta após filha de 5 anos sofrer intoxicação por ingerir álcool em gel

https://ift.tt/3zfyfrN

Uma mãe da cidade de Moon Township, na Pensilvânia (EUA), fez um alerta depois que sua filha, de 5 anos, ingeriu desinfetante para as mãos (feito à base de álcool) enquanto estava na escola. A criança precisou ser hospitalizada.

Segundo a mãe, menina teria ingerido o desinfetante enquanto estava na escola (Foto: Reprodução/CBS Denver)

 

Em entrevista à emissora de TV local CBS Denver, a mãe (que preferiu não ser identificada) contou que a menina levou o frasco de desinfetante para as mãos para a aula porque estava na lista de material escolar. Na hora do intervalo, a mulher recebeu uma ligação da escola. “O diretor disse para irmos para a escola imediatamente”, relatou ela. “Ele falou que minha filha estava andando estranho pelo corredor e, no momento em que chegou ao refeitório, ela desmaiou”, continuou.

A criança então foi levada às pressas para um hospital infantil. “Ela estava completamente fora de si. Tentei acordá-la e ela abriu os olhos brevemente e olhou para mim, mas foi quase como se ela olhasse diretamente através de mim. Depois, ela começou a chorar e se deitou. Eu estava muito assustada, não fazia ideia do que tinha acontecido e o médico também não”, contou a mãe. 

 

A menina só retomou a consciência horas depois, mas ninguém entendia ainda o que havia acontecido com ela. Foi então que a mãe recebeu outra ligação da escola, informando que a criança tinha ingerido metade do frasco de desinfetante para as mãos, que estava cheio quando ela levou para a aula. Os médicos descobriram que o nível de álcool em seu sangue era de 0,23. Apesar do susto, a menina já está recuperada e passa bem.

Em comunicado, a escola declarou: “A saúde e o bem-estar de nossos alunos são uma prioridade. O distrito oferece postos de higienização das mãos, que estão disponíveis em todas as escolas. Além disso, os alunos podem ter desinfetante para as mãos em sua mesa ou mochila. No entanto, os alunos não são obrigados a trazer o item para a escola”.

 

Ouvido pela emissora, o médico Michael Lynch, chefe do Pittsburgh Poison Center (centro de tratamento para pessoas que sofreram envenenamento), disse que houve aumento no número de crianças que ingeriram álcool em gel. “Na Pensilvânia nos últimos 18 meses (mais ou menos desde o início da pandemia), vimos um aumento de 56% nos casos de intoxicação de crianças com desinfetantes para as mãos”, contou ele.

“Os desinfetantes para as mãos normalmente contêm pelo menos 70% de álcool. Mesmo uma pequena quantidade pode ser suficiente para intoxicar uma criança”, explicou.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos


 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/09/mae-faz-alerta-apos-filha-de-5-anos-sofrer-intoxicacao-por-ingerir-alcool-gel.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...