Quando a criança insiste que não quer ir embora de algum lugar, ou demora para se arrumar e ficar pronta para sair, é comum que usemos uma ameaça que parece inofensiva: "Se você não vier agora, vou embora sem você". Mas será que está tudo bem em falar isso?
Duas especialistas em criação de filhos ouvidas pelo Mirror recomendam cautela com esse tipo de frase. A treinadora de pais Kristin e a terapeuta infantil Deena são autoras do blog Big Little Feelings (ou Pequenas Grandes Emoções, em tradução livre), e explicam que falas como essa podem ser assustadoras para as crianças, e por isso devem ser evitadas.
"Quando dizemos aos nossos filhos 'Estou DEIXANDO VOCÊ Tchau!' estamos dizendo a eles, sem querer: seus sentimentos sobre querer ficar não importam, estou indo agora, supere isso. E, há uma chance de eu poder deixá-lo de verdade um dia. ”Isso é muito assustador para o seu filho cérebros", escreveram as especialistas.
Em vez de usar essas palavras e frases, Kristin e Deena sugerem que os pais reconheçam o quanto a criança está se divertindo, dizendo algo como "você está se divertindo tanto, é difícil sair quando você está se divertindo". Em seguida, os pais precisam ser claros sobre como estabelecer limites, dizendo ao filho "é hora de ir para casa" e mencionando outra coisa divertida que eles podem fazer juntos quando voltarem para casa.
"A chave é: Limites. Não espere até que estejamos no modo de colapso total. Após os dois primeiros avisos, mantenha firme e confiantemente os limites removendo suavemente seu filho e ajudando-o em casa. Parece o seguinte: 'sair é muito difícil. Vou te ajudar agora", dizem. "E sim, eles podem estar MUITO chateados com este limite. Mas não há problema em deixá-los chateados. Estamos mantendo sua segurança emocional (e física) intacta, enquanto mostramos a eles que é hora de ir para casa agora. Sem medo envolvido", completam.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/09/por-que-nao-dizer-ao-seu-filho-que-voce-esta-indo-sem-ele.html