A mãe Esmeralda Ramos, de 43 anos – da cidade de Victorville, na Califórnia (EUA) – estava grávida de 7 meses quando contraiu covid-19. Ela não tinha tomado a vacina por medo de que o imunizante afetasse negativamente o bebê, e acabou sofrendo aborto devido a complicações da doença.
Em entrevista ao Washington Post, o marido de Esmeralda, Juan Guevara, 44, contou que ele foi o primeiro a apresentar sintomas da covid-19, no começo de agosto. Ele sentiu febre, dor de garganta e calafrios, e logo testou positivo para a doença. Os filhos do casal, de 2 e 7 anos, também testaram positivo.
Alguns dias depois, Esmeralda começou a se sentir mal. A mulher tossia e reclamava de dores musculares e dores de cabeça. Preocupados com o bebê – que estava previsto para nascer em novembro – os pais decidiram procurar ajuda médica.
Juan lembrou que, quando Esmeralda foi internada, foi preciso esperar até que ele testasse negativo para que pudesse visitá-la no hospital. “Na época, ela estava bem e conseguia falar comigo”, contou. Mas nas semanas seguintes, os níveis de oxigênio da mãe caíram e ela foi colocada em um respirador.
No último domingo (12), um médico informou a Juan que não conseguia mais ouvir os batimentos cardíacos do bebê. “Quando cheguei ao hospital, infelizmente me disseram que meu filho havia falecido”, lamentou o pai. O bebê se chamaria Jonathan Julius.
Juan disse que ainda não pode falar com Esmeralda, porque ela está sedada e em estado “muito crítico”. Ele contou ainda que se arrepende de ter ouvido a opinião de “outras pessoas” sobre a vacina. “Pessoas diferentes nos contaram histórias diferentes, e nós resolvemos ser teimosos e acreditar no pior”, relatou.
Agora, ele planeja se vacinar o mais rápido possível e incentiva que todos façam o mesmo. “Use sua máscara e seja vacinado o mais rápido possível. Porque senão você pode se arrepender, assim como eu”, declarou.
Até o começo de setembro, menos de 25% das gestantes dos EUA tinham recebido o imunizante contra a covid-19, de acordo com o Washington Post.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/09/gravida-nao-vacinada-contrai-covid-19-e-perde-bebe.html