Tuesday, September 14, 2021

Mãe alerta sobre condição rara relacionada à covid-19: ‘Meu filho não teve os sintomas clássicos’

https://ift.tt/3k6Rgse

A mãe Raven Lester, da cidade de Tampa, na Flórida (EUA), não sabia que seu filho, o pequeno Jhonas, de 5 anos, tinha contraído covid-19 até que ele foi diagnosticado com uma síndrome rara relacionada à doença, que o deixou internado na UTI. Agora, ela quer alertar outros pais sobre a gravidade da condição, mesmo sem a menifestação dos sintomas clássicos da covid-19.

Segundo a mãe, menino não teve os sintomas clássicos de covid-19 (Foto: Reprodução/Facebook/Raven Lester)

 

Em entrevista à emissora de TV local Wfla, Raven contou que percebeu que seu filho não estava bem quando ele começou a reclamar de cansaço frequente. Logo depois, Jhonas apresentou dor no estômago e febre alta, e a mãe resolveu levá-lo para o hospital.

Ao ser avaliada pela equipe do hospital, a criança foi diagnosticada com MIS-C (sigla em inglês para Síndrome Inflamatória Multissistêmica). A MIS-C é uma resposta inflamatória grave rara para a covid-19 que pode afetar diferentes partes do corpo, incluindo coração e pulmões. A maioria das crianças que desenvolvem a condição consegue se recuperar, apesar de geralmente precisarem ser hospitalizadas. Os sintomas podem incluir dor abdominal, diarreia, vômitos e febre, e normalmente começam cerca de duas a quatro semanas após a contaminação por covid-19.

 

Depois de passar alguns dias internado, Jhonas precisou ser transferido para a UTI. “Ele não podia falar comigo e eu não podia abraçá-lo. Eles tiveram que fazer vários testes porque seu coração foi afetado, assim como outros órgãos", lembrou a mãe. Raven contou ainda que a criança nunca apresentou os sintomas clássicos da covid-19 e que não sabe quando o filho contraiu a doença.

Ouvida pela emissora, a Dra. Allison Messina, médica do Hospital Johns Hopkins All Children's, explicou que não há um exame específico que detecte a MIS-C, e por isso a condição é difícil de ser diagnosticada. “Os médicos precisam pedir uma série de exames de sangue, em busca de indícios de inflamações. Além disso, podem ser feitas radiografias de tórax, coração ou ultrassom abdominal”, orientou a médica.

No último domingo (12), a criança recebeu alta do hospital. “A MIS-C é uma síndrome muito séria. Ver meu filho neste estado mudou a minha visão sobre a covid-19 e sobre a vida. Ainda não sei como isso o afetará a longo prazo, porque essa doença é muito nova”, escreveu a mãe em uma postagem no Facebook, acrescentando que os pais devem ter cuidado e continuar tomando todas as precauções contra a covid-19.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/09/mae-alerta-sobre-condicao-rara-relacionada-covid-19-meu-filho-nao-teve-os-sintomas-classicos.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!