O governo paulista divulgou que 3,58% da população entre 12 e 19 anos já está com seu esquema vacinal completo na cidade de São Paulo. No público-alvo de 4.473.753 pessoas, 160,351 já estão totalmente vacinadas. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (15/9), no Palácio dos Bandeirantes.
A vacinação dos adolescentes contra a covid entre 16 e 17 anos com comorbidades e jovens grávidas ou puérperas começou no dia 18 agosto no estado São Paulo com o imunizante da Pfizer, o único aprovado para essa faixa etária no Brasil. Então, provavelmente, esse público ainda não está com seu esquema vacinal completo, já que o intervalo entre as doses desse imunizante é de 90 dias.
Com relação à vacinação das crianças e adolescentes com a CoronaVac, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, está otimista. Ele cita que a CoronaVac foi a segunda vacina a ser autorizada para uso em crianças de 3 a 17 anos. "Na China, foram vacinadas mais de 60 milhões de crianças. Os dados de segurança na vacinação dessa população indicam que é uma vacina segura", explica o diretor.
Dimas Covas ainda complementa dizendo que crianças já estão sendo vacinadas no Chile e na África do Sul. "Esperamos que brevemente possamos também obter autorização para vacinar crianças e adolescentes aqui no Brasil", ressaltou o diretor.
No mês passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não autorizou a ampliação do uso emergencial da vacina CoronaVac para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, no Brasil. O pedido de ampliação do uso emergencial da vacina foi feito pelo Instituto Butantan, em São Paulo. A decisão foi tomada em uma edição extraordinária da reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa.
"A área técnica se baseia em dados científicos, que precisam ser robustos o suficiente para termos segurança. Portanto, concluímos que os dados apresentados até o momento são insuficientes para estabelecer o perfil de segurança na população pediátrica; e também não permitem o conhecimento sobre a proteção e sua duração conferida pela vacina nessa população", concluiu o farmacêutico Gustavo Mendes Lima Santos, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, e gerente Interino de Avaliação de Segurança e Eficácia de Medicamentos da Anvisa. "A relação benefício versus risco é desfavoravel para uso da vacina na população pediatria", completou.
O estado de São Paulo já registrou mais de 4 mil casos de covid-19 e 147 mil óbitos. Na última semana epidemiológica, houve uma queda 70,5% no número de casos e 34,7% nos óbitos. Em relação às unidades de saúde, as taxas de ocupação das UTIs estão em 32,86% no estado e 38,65% na Grande São Paulo.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/09/sp-358-da-populacao-de-12-19-anos-ja-esta-com-seu-esquema-vacinal-completo.html