Monday, September 13, 2021

Pai pede ajuda de autoridades escocesas para esposa e filho deixarem Afeganistão

https://ift.tt/3nvH3I6

O pai Hussein Jafari – que nasceu no Afeganistão e atualmente mora na cidade de Glasgow, na Escócia – veio a público pedir ajuda das autoridades escocesas para resgatar sua esposa Khatera e seu filho Yousef, 1 ano, que ficaram sozinhos em Cabul, no Afeganistão. Desde que o Talibã retomou o controle, há algumas semanas, moradores tentam desesperadamente sair do Afeganistão ou, ao menos, enviar seus filhos para outro lugar. 

Pai pede ajuda para que mulher e filha possam deixar o Afeganistão (Foto: Reprodução/Facebook/The National Newspaper)

 

De acordo com o jornal local The National, Hussein, que atuava como policial em Cabul, conseguiu embarcar em um vôo de evacuação, mas a mulher e a criança foram barrados no aeroporto. Agora, o pai teme pela segurança dos dois, já que mulheres desacompanhadas de um homem no Afeganistão estão sendo perseguidas pela regime Talibã.

Hussein contou ao portal de notícias que conseguia ouvir os tiros e gritos vindos da rua enquanto conversava por telefone com a mulher. “Eles não estão seguros. Khatera gritava e meu filho chorava. Eles estão sozinhos na casa em que meu primo morava. O Talibã irá atrás deles”, lamentou.

O pai está tentando conseguir uma autorização para que sua família viaje para a Escócia. Mas, para que isso seja possível, Khatera precisa ir pessoalmente ao centro de solicitação de visto mais próximo dela (que fica em Islamabad, no Paquistão). Ela, no entanto, ainda não conseguiu autorização para cruzar a fronteira até lá.

Salman Mirza, do Migrant Voice (projeto de acolhimento de imigrantes) declarou ao site de notícias temer que as complicações para sair do Afeganistão por meios legais faça com que as pessoas apelem por transferências ilícitas, por meio de contrabandistas. Mas ele ressaltou que apenas aquelas que viajam por rotas legalizadas e com visto estabelecido terão permissão para permanecer no Reino Unido.

 

Hussein, que atualmente trabalha em um restaurante de parentes, contou que ligou para todos que pudessem ajudar, incluindo embaixadas de outros países. Mas ele foi informado de que apenas as autoridades do Reino Unido poderiam ajudar. “Eu disse a ela que ia ficar tudo bem e que eu poderia trazê-los para cá. Mas está tudo bagunçado”, declarou.

A advogada da família, Francesca Sella, disse que está fazendo o possível para ajudar a família. “Nós nos deparamos com uma ‘parede de tijolos’ ao tentar obter respostas. Eles não poderão deixar o Afeganistão por uma rota segura, a menos que recebam permissão das autoridades. Esperamos que este caso seja agora priorizado e que esta família possa ser reunida novamente”, disse.

Ao site, o governo britânico afirmou que está “trabalhando urgentemente com os países vizinhos para garantir que os afegãos em risco possam ser resgatados em segurança”.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos


 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/09/pai-pede-ajuda-de-autoridades-escocesas-para-esposa-e-filho-deixarem-afeganistao.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!