Um estudo com 614 profissionais de saúde totalmente vacinados na Índia encontrou uma queda significativa em seus anticorpos quatro meses após a vacinação contra a covid. As descobertas podem ajudar o governo indiano a decidir se fornecerá doses de reforço, já que alguns países ocidentais optaram por fazer.
+ Quais são os diferentes tipos de vacinas?
Segundo divulgada pela agência Reuters, o declínio dos anticorpos não significa necessariamente que as pessoas imunizadas perdem sua capacidade de combater a doença, já que as células de memória do corpo ainda podem oferecer proteção substancial, disse o diretor de um instituto estatal que fez o estudo. "Depois de seis meses, devemos ser capazes de dizer com mais clareza se e quando um reforço será necessário", disse Sanghamitra Pati, do Centro Regional de Pesquisa Médica, com sede na cidade de Bhubaneswar, à Reuters, na terça-feira (14). "E gostaríamos de recomendar estudos semelhantes em diferentes áreas para obter [mais] dados", completou.
O estudo indiano, publicado na plataforma de pré-impressão da Research Square, mas ainda sem revisão por pares, é um dos primeiros feitos no país envolvendo suas duas principais vacinas, a Covishield, uma versão licenciada da AstraZeneca, e Covaxin, desenvolvida internamente. No mês passado, ainda segundo Reuters, pesquisadores britânicos disseram que a proteção oferecida por duas doses das vacinas Pfizer/BioNTech e AstraZeneca começa a diminuir dentro de seis meses.
Autoridades de saúde dizem que, embora estejam estudando a evolução da ciência sobre as doses de reforço, a prioridade é imunizar totalmente os 944 milhões de adultos indianos. Mais de 60% deles receberam pelo menos uma dose e 19% as duas doses necessárias. Os casos e mortes de covid-19 na Índia diminuíram drasticamente desde um pico de mais de 400 mil infecções no início de maio. A Índia relatou 33,29 milhões de casos no total e 443.213 mortes.
+ Menos de 5% das crianças com covid-19 têm chances de desenvolver complicações, na Índia
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/09/estudo-indiano-aponta-queda-nos-anticorpos-da-covid-quatro-meses-apos-vacinacao.html