Uma mãe canadense, identificada apenas com Rachel, compartilhou em um grupo do Facebook sua ideia inovadora para deixar a lancheira dos filhos mais diversificada, e ainda dar aos pequenos opções de escolha: ela divide os alimentos em grupos e os coloca em caixas diferentes. As crianças então escolhem um ou dois itens de cada caixa, para levar para a escola e comer na hora do recreio.
De acordo com o Daily Mail, as caixas são divididas em sete categorias: a primeira é de “junk food”, que contém alimentos como pipoca e biscoitos. As crianças podem escolher um item dessa categoria. A segunda é de carboidratos, e tem itens como fatias de pão e biscoito de arroz. A terceira é para “lanches rápidos”, como barra de cereais e frutas. Na quarta caixa, estão os sucos. De cada um desses compartimentos, é permitido pegar apenas um item.
A quinta caixa, de laticínios, conta com queijos e bebidas à base de leite, como iogurtes e achocolatados. A sexta contém “carnes e vegetais”, como cenoura fatiada, pepino, peito de peru e presunto. As crianças podem escolher até dois itens de cada uma dessas caixas. Por fim, o sétimo compartimento é para “coisas que tenham sido assadas em casa”, como muffins e pedaços de bolo. Dessa caixa, é permitido pegar um item.
Na postagem, Rachel contou que esse sistema ajuda para que ela tenha algum controle sobre o que os filhos levam para a escola e também torna mais provável que a lancheira volte para casa vazia. “Quando meus filhos reclamaram que estavam cansados de sanduíches, isso me fez perceber que eu precisava de novas ideias”, escreveu a mãe. “Também é uma ótima maneira de dar aos meus filhos mais independência, eles adoram ajudar a fazer compras e a distribuir os alimentos nas caixas”.
A mãe admitiu que as caixas não são “100% saudáveis”, mas pelo menos proporcionam uma alimentação mais balanceada e diversificada. “Se algo volta na lancheira, eles acabam comendo quando voltam para casa”, contou.
Nos comentários, muitos pais gostaram da ideia e disseram que vão testá-la em casa. “Isso é ótimo! Tenho dois filhos na escola e um a caminho. Economiza muito tempo pela manhã e meus filhos vão realmente comer sua comida”, disse uma mãe.
“Muito obrigado por essas sugestões maravilhosas! Meus filhos odeiam sanduíches e é sempre uma batalha fazer com que eles comam de forma saudável”, acrescentou outro comentário.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/09/mae-cria-sistema-inteligente-que-permite-que-filhos-preparem-propria-lancheira.html