Wednesday, September 1, 2021

Mãe de menina que pegou covid-19 na escola pede intensificação das medidas de prevenção

https://ift.tt/3mUHETd

A pequena Brennah Gurganious, de 11 anos – que mora com a família na cidade de Buna, no Texas (EUA), contraiu covid-19 na volta às aulas e permanece hospitalizada, enfrentando complicações da doença. Sua mãe, Terri Gurganious, tem pedido a intensificação dos protocolos contra a doença nas escolas, na esperança de evitar que outras crianças passem pela mesma situação.

Menina de 11 anos pegou covid após volta às aulas, no Texas, e segue internada desde então (Foto: Reprodução/Facebook/Terri Gurganious)

 

Em entrevista à emissora de TV local ABC, a mãe contou que as aulas presenciais de Brennah voltaram no dia 11 de agosto e, poucos dias depois, a menina começou a apresentar febre, dor de cabeça, tontura e náusea. "Eu a levei para fazer o teste da covid-19, e o resultado foi positivo", disse a mãe.

Com a piora dos sintomas, Terri levou a filha para o hospital, onde Brennah recebeu o diagnóstico de pneumonia. "Os pulmões dela pareciam muito, muito ruins. Normalmente, quando seus pulmões estão limpos, eles aparecem pretos nas radiografias. Os dela estavam quase totalmente brancos", lembrou Terri. Brennah continua fazendo tratamentos respiratórios a cada hora, e seus pulmões estão sendo aspirados a cada 4 horas.

Os médicos disseram que a menina deve ficar mais um mês no hospital, até que esteja bem o suficiente para continuar o tratamento em casa. “Não importa quão saudável ou ativo você seja, nem a sua idade. Essa doença pode atingir qualquer um”, declarou a mãe.

 

Depois do que houve com sua filha, Terri tem pedido que o distrito escolar intensifique os cuidados de prevenção. Segundo ela, a escola que sua filha frequenta não adotou o uso obrigatório de máscara, e a regra de distanciamento social não está sendo respeitada. De acordo com a ABC, até o começo desta semana 82 alunos e 14 funcionários de escolas testaram positivo para a covid-19 em Buna.

Terri disse ainda que, por mais que a escola dê aos alunos e funcionários a opção de utilizar máscaras, muitas pessoas não o fazem. Mas Brennah utilizou máscara durante todo o período em que esteve na escola, segundo a mãe. “Gostaria de ver as escolas fechadas, até que as coisas estejam sob controle”, declarou ela.

Em declaração à emissora 12 News Now, Donny Lee, superintendente do distrito escolar, disse concordar com a mãe sobre a necessidade de intensificar as medias protetivas nas escolas, mas argumentou que há “várias razões” pelas quais isso não pode ser feito por enquanto. “Do nosso ponto de vista, não há outra opção”, disse.

 

Donny explicou que custaria 6,5 milhões de dólares para financiar o aprendizado virtual no distrito. Além disso, os alunos do Texas precisam ter 75 mil horas aulas por ano letivo, e fechar a escola a cada caso confirmado de covid-19 impossibilitaria o cumprimento da carga horária exigida.

O superintendente acredita que a conscientização pessoal seja a melhor saída para evitar novos casos. “Encorajamos todos a tomar a vacina”, disse. “E se alguém estiver se sentindo mal, com dor de cabeça ou outros sintomas, essa criança ou funcionário deve ser mandado para casa”.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos


 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/09/mae-de-menina-que-pegou-covid-19-na-escola-pede-intensificacao-das-medidas-de-prevencao.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...