Friday, September 3, 2021

Governo britânico planeja revisar teor alcóolico para bebidas que podem ser consideradas ‘sem álcool’

https://ift.tt/3tfI0VN

O governo do Reino Unido estuda revisar o limite de álcool que uma bebida pode ter para ser considerada, de fato, não alcóolica. A ideia é colocar avisos nos rótulos, para alertar gestantes quando o produto contém “traços de álcool”.

Álcool e gravidez não combinam. Os riscos vão desde aborto até a Síndrome Alcoólica Fetal (Foto: ThinkStock)

 

De acordo com o Daily Mail, a proposta obrigaria as empresas a colocarem advertências em rótulos de bebidas que contenham pequenos traços de álcool, totalizando mais de 0,05%. Isso é menos do que o encontrado em alimentos como banana (0,3%) e pão fermentado (0,5%).

A mudança afetaria versões “não alcoólicas” de bebidas que geralmente contêm álcool, como cervejas e destilados, que são muito consumidas por mulheres grávidas, motoristas e abstêmios. A orientação oficial dos médicos é não consumir álcool durante a gravidez ou se estiver planejando engravidar. Porém, não há um consenso sobre uma quantidade “segura” que poderia ser consumida durante esse período. 

 

Atualmente, não há obrigação legal para que as empresas do Reino Unido coloquem rótulos em seus produtos alertando sobre os perigos do consumo de álcool durante a gravidez, mas a maioria coloca avisos em bebidas que contenham 0,5% de álcool ou mais, ainda de acordo com o portal de notícias.

Laura Willoughby, fundadora do Club Soda, que promove bebidas mais seguras, disse ao Daily Mail que considera a ideia de adicionar advertências a bebidas com pequenas quantidades de álcool "absurda". “Quanto mais ilógico e confuso você der a orientação, mais provável será que as pessoas ignorem totalmente os conselhos. Essa atitude causaria alarme desnecessário”, opinou.

 

Clare Murphy, do British Pregnancy Advisory Service (instituição de caridade britânica cujo propósito é evitar a gravidez indesejada), declarou que "o policiamento crescente das escolhas das mulheres durante a gravidez deve preocupar a todos. Propostas como esta pioram a ansiedade em torno da gravidez, o que pode colocar absolutamente em risco a saúde materna e fetal”. O Reino Unido deve fazer uma consulta pública sobre o assunto ainda este ano.

No Brasil, a legislação exige o uso da expressão “Evite o Consumo Excessivo de Álcool” em ótulos de bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13º. Já rótulos de bebidas com qualquer teor alcoólico Os rótulos de bebidas de qualquer teor alcoólico devem conter o aviso “SE BEBER, NÃO DIRIJA”. Não há normas com relação a avisos relacionados especificamente aos riscos para a gravidez.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos


 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/09/governo-britanico-planeja-revisar-teor-alcoolico-para-bebidas-que-podem-ser-consideradas-sem-alcool.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!