Thursday, October 14, 2021

Participação em aulas presenciais será obrigatória nas escolas públicas de SP a partir de segunda

https://ift.tt/3s0Adsl

A partir da próxima segunda-feira (18), os estudantes da rede pública de ensino do estado de São Paulo deverão obrigatoriamente frequentar às aulas presenciais, respeitando o rodízio de estudantes estabelecido por cada instituição para manter o distanciamento social de 1 metro. Em novembro, porém, o distanciamento não será mais medida obrigatória nas escolas do estado e todos os estudantes deverão retornar ao ensino presencial, de acordo com o secretário de educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares.

Volta às aulas presenciais: escolas são consideradas essenciais (Foto: Getty Images)

 

“Em outubro manteremos a frequência obrigatória de 50 ou 60% dos estudantes em dias alternados nas escolas para manter o distanciamento”, afirmou Rossieli em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (13). “A partir do dia 3 de novembro, consideramos que o distanciamento não será mais necessário e o retorno ao ensino presencial será obrigatório para todos os alunos. Exceções à regra são adolescentes com comorbidades que ainda não estejam plenamente vacinados contra a covid-19 e gestantes e puérperas perante apresentação de atestado médico”.

O secretário afirmou ainda que serão mantidos nas escolas os protocolos de uso de máscara, álcool em gel, e preferência por ambientes arejados. A norma vale para todas as instituições da rede estadual e é recomendada também para as municipais. O prefeito da capital, Ricardo Nunes, confirmou que as escolas municipais de São Paulo vão seguir o cronograma do estado no retorno à obrigatoriedade do ensino presencial.

A norma será válida também para as escolas particulares, mas o secretário afirmou que elas terão um “prazo mais longo para se adaptar ao retorno 100% presencial”, que será decidido em reunião com o conselho educacional do estado nos próximos dias. “O avanço da vacinação no estado assim como indicadores de queda da covid, tornam viável a obrigatoriedade dos alunos em sala de aula a partir da semana que vem”, afirmou o governador do estado de São Paulo João Dória.

De acordo com dados da secretaria de educação de São Paulo, 97% dos profissionais da educação no estado estão completamente vacinados e 90% dos adolescentes entre 12 e 17 anos tomaram a primeira dose da vacina. “Temos enfrentado problemas de evasão escolar e de saúde mental entre os alunos”, afirmou Paulo Menezes, coordenador do comitê científico contra covid-19 do Estado de São Paulo. “Com base nos dados de acompanhamento que temos do ensino híbrido, estamos convictos de que os benefícios para os estudantes com o retorno presencial superam muito o risco de transmissão do vírus nas escolas”.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2021/10/retorno-aulas-presenciais-em-sp-sera-obrigatorio-nas-escolas-publicas-partir-de-segunda.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...