Uma nova pesquisa, divulgada nesta terça-feira (19) pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês), reforçou que o imunizante da Pfizer contra a covid-19 é seguro e eficaz para crianças, mesmo contra a variante delta: a vacina tem 91% de eficácia em jovens de 12 a 15 anos, 94% de eficácia em adolescentes de 16 a 18 anos e 93% de eficácia na média total para a idade.
Os dados, coletados entre junho e setembro desse ano (meses em que a variante delta já estava prevalente), são de 464 pacientes que tinham entre 12 e 18 anos e foram hospitalizados nos Estados Unidos. Desses, 179 foram hospitalizados com covid e 285 tinham suspeita da doença, negada posteriormente por testes.
Entre os jovens analisados pelos pesquisadores, 72% tinham condições de saúde pré existentes (como obesidade ou diabetes) e 68% frequentavam a escola presencialmente. Cerca de 97% dos hospitalizados pela doença não estavam totalmente vacinados (com as duas doses do imunizante) e todos os que foram considerados gravemente doentes também não tinham recebido a vacina.
Entre os não totalmente vacinados, 43% foram admitidos na UTI, 16% receberam suporte de vida (como ventilação mecânica invasiva) e 7% morreram. Ainda segundo dados do CDC, 46% das crianças e adolescentes dos Estados Unidos com idade entre 12 e15 anos e 54% daqueles com idade entre 16 e 17 anos estão totalmente vacinados contra a covid-19.
“Esse estudo descobriu que o recebimento de 2 doses da vacina Pfizer-BioNTech foi altamente eficaz na prevenção da hospitalização por covid-19 entre pessoas de 12 a 18 anos. Esses dados sugerem que o aumento da cobertura vacinal entre esse grupo poderia reduzir a incidência de covid-19 grave”, avaliaram os pesquisadores.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/10/vacina-da-pfizer-tem-93-de-eficacia-contra-hospitalizacoes-em-criancas-e-jovens-de-12-18-anos-diz-cdc.html