A britânica Lola Jimenez, 33, de Londres, no Reino Unido, deu as boas-vindas ao seu primeiro filho, Daniel, em agosto deste ano. Para proteger o pequeno diante da pandemia, ela enviou uma lista com uma série de regras para familiares e amigos que desejam visitar o recém-nascido. Mãe solo que concebeu por meio de um doador de esperma, Lola disse que ficou isolada durante toda a gravidez para preservar a si mesma e o filho da covid-19 e que "não está preparada para correr riscos com a saúde de Daniel".
Ela também compartilhou suas nove restrições em seu perfil no Instagram, onde tem pouco mais de 9 mil seguidores.
Confira, abaixo, a lista completa:
1. Não aceitaremos visitantes em geral fora de nossa rede de suporte imediato nas primeiras semanas de volta para casa.
2. Quando começarmos a receber visitantes, precisaremos que eles tirem os sapatos, roupas externas (como jaquetas, moletons) e lavem as mãos com sabonete e usem álcool em gel.
3. Se já dissemos que você pode nos visitar, pedimos que faça um teste de covid-19 no dia e envie uma foto para mostrar que deu negativo. Nem é preciso dizer que, se o seu teste for positivo ou se não se sentir bem, você deve reagendar sua visita.
4. Nossa nova casa é para não fumantes, por isso pedimos que os visitantes não fumem (mesmo fora) durante todo o período da visita e pelo menos uma hora antes de chegar (se você cheira a fumaça, não poderá segurar o bebê e não se surpreenda, pois poderá ser solicitado a ir embora).
5. Por favor, não apareça bêbado para conhecer o bebê. Você não terá permissão para entrar.
6. Por favor, não presuma que só porque você foi convidado para uma visita, você terá a chance de segurar o bebê. É muito improvável que eu o deixe passar de colo em colo até que ele esteja maior e tenha um sistema imunológico mais forte.
7. Se você tiver sorte o suficiente para dar alguns abraços nele em sua visita, por favor, não beije o bebê. Até que ele seja maior, não pode haver beijo e, mesmo assim, ninguém pode beijar seu rosto, mãos ou pés. Isso vale para todos e não haverá exceções a este pedido.
8. Não exigimos que os convidados nos comprem presentes, mas se você deseja trazer um, por favor, não compre produtos de segunda mão (e preferimos que você mesmo traga!). Não somos contra roupas de segunda mão e já recebemos muitas coisas lindas e adoráveis de nossos amigos/família, mas apenas a mamãe pode decidir de onde aceitamos produtos usados.
9. Finalmente, a mãe sabe o que é melhor. Se a mamãe disser não, pedir o bebê de volta ou quiser que os convidados saiam por qualquer motivo, por favor, faça isso sem problemas.
Por fim, ela disse: "Sei que há muitos pedidos aqui, mas acho que todos são muito razoáveis e fáceis de seguir. Nenhuma das opções acima está em debate e, portanto, se você não tiver certeza de que pode seguir confortavelmente essas instruções, não peça para visitar. Se você acha que pode, então estamos realmente ansiosos para conhecê-los quando for a hora certa! Muito amor, Lola e Baby D".
Em entrevista ao Daily Mail, Lola admite: "Eu escolhi não tomar a vacina contra a covid-19 durante a gravidez, então, Daniel não teria nenhuma imunidade. Devido a toda a conversa sobre outra onda e as crianças voltando para a escola na época em que Daniel estava chegando, achei que [as restrições] eram a melhor maneira de mantê-lo seguro. Meu principal objetivo é proteger meu bebê e não ter conversas estranhas pessoalmente. Já vi amigos e familiares em situações desconfortáveis em que sentem que não podem pedir às pessoas que devolvam o bebê ou que não o beijem no rosto/boca. Eu não queria ter nenhum confronto, então, deixei minhas regras muito claras desde o início".
Ela disse que, apesar de "não ter recebido muitas respostas" de sua família e amigos depois de enviar a carta, queria encorajar outras mães a conhecer seus próprios limites e a se sentirem mais confortáveis. "Alguns fizeram piadas sobre minha lista e outros disseram que estavam totalmente dispostos a obedecer. Tenho certeza de que houve algumas risadas pelas costas. Ainda estamos vivendo apenas na nossa 'bolha'. Estão todos muito cautelosos por causa de Daniel. Com apenas uma exceção, não vimos mais ninguém de fora de nossa rede de suporte", disse ela.
+ Visita ao recém-nascido: 15 dicas de etiqueta
Lola explicou que muitos de seus seguidores online são novas ou futuras mães e, portanto, recebeu muitas mensagens de apoio à sua postagem. Ela disse que muitos questionaram o que era ou não normal pedir aos visitantes e expressaram sua ansiedade sobre como pedir "espaço". "Também vi muitas mulheres que já tinham seus filhos dizendo que gostariam de ter tido a coragem de enviar uma mensagem semelhante quando eles nasceram. Para aqueles que pensam que minhas regras são muito rígidas, eu diria que depende de mim como manter meu bebê seguro e eu sou a única pessoa responsável por ele. Embora haja muitas pessoas chateadas por não terem podido conhecê-lo ainda, a segurança dele vem antes dos sentimentos de outras pessoas", finalizou.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/10/mae-de-recem-nascido-cria-regras-restritas-para-visitantes-prova-fotografica-do-teste-de-covid-19-proibicao-de-presentes-usados.html