Uma mãe pensou rapído e usou sua vassoura para evitar que o filho caísse de cabeça no chão. Foi em Handan, província de Hebei, na China, no dia 11 de outubro. As imagens, gravadas por câmeras de segurança, mostram a mulher varrendo o pátio de casa. Enquanto isso, o bebê sai pela porta em um andador.
+ Andador de bebê: especialistas pedem que pais evitem o uso do equipamento
De repente, ao se virar, a mãe vê a criança se encaminhando para o degrau. Rapidamente, ela joga a pá de lixo no chão e ataca o andador com a vassoura, impedindo que o menino caísse e batesse com a cabeça (veja vídeo no fim da matéria).
Uma mulher mais velha, possivelmente a avó do menino, sai da casa vestindo uma jaqueta vermelha. Ela ajuda a mãe do menino a estabilizar o andador, pega ele e o segura contra o corpo. Um homem, então, aparece, parecendo confuso, enquanto as duas consolam a criança, que saiu sem ferimentos.
+ 10 produtos para bebês que podem ser perigosos, se não forem usados do jeito certo
Pediatras de diversos países do mundo são unânimes em relação ao uso de andadores: eles representam um risco muito grande para as crianças. O uso é contraindicado, inclusive, pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). "São extremamente perigosos e já deveriam ter parado de fabricar no Brasil. Nunca devem ser usados. Podem causar fraturas sérias ou ainda uma alteração articular, já que a criança pode aprender a andar errado", alerta o pediatra Nelson Ejzenbaum, membro da Academia Americana de Pediatria e SBP, referindo-se aos modelos em que as crianças ficam em cadeirinha, envoltas por uma espécie de bandeja.
A coordenadora nacional da ONG Criança Segura, Gabriela Freitas, reforça a importância de um estudo dessa magnitude sobre acidentes com andadores, o que ainda não foi feito no Brasil. “Ainda tem gente que usa, afinal, ele continua sendo fabricado. O que eu sinto por meio do contato com as famílias é que já temos muitas pessoas que sabem que é proibido e perigoso, mas ainda há quem defenda, o que está relacionado ao acesso à informação e ao alcance das campanhas”, explica. Do ponto de vista de acidentes, são dois os principais motivos para o uso do andador não ser recomendado: a criança ficaria vulnerável à questão de capotamento e, como ficaria mais rápida, teria acesso facilitado a outras áreas da casa, potencialmente perigosas, como escadas, por exemplo.
Além disso, estudos mostram que andador não tem qualquer papel real no desenvolvimento motor. "Muito pelo contrário. A criança adquire uma pseudo-segurança de que consegue andar, mas, quando tiramos o andador, vemos que ela cai muito mais, porque teve seu desenvolvimento natural perturbado", explica o pediatra Eduardo Juan Troster, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).
Assista, abaixo, ao vídeo (se não conseguir visualizar, clique aqui):
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/10/mae-age-rapido-e-usa-vassoura-para-impedir-que-bebe-caia-de-andador-veja-video.html