Thursday, October 21, 2021

Bullying: colegas colocam escorpião em menino de 8 anos e ele acaba hospitalizado

https://ift.tt/2Zh628b

Um grave caso de bullying, em Córdoba, na Argentina, terminou com um menino de 8 anos hospitalizado, depois que a criança foi picada por um um escorpião. O menino passou 48 horas internado em um hospital pediátrico. Segundo o site Página12, um grupo de colegas colocou o animal na barriga do menino "por ele ser gordinho".

O episódio aconteceu na última sexta-feira, 15 de outubro. Segundo a família, os alunos perseguiram o menino por causa de sua aparência física. “O companheiro agarrou-o pela barriga e disse-lhe 'fica gordinho', ele levantou a camisa e colocou o animal e, imediatamente, ele sentiu a picada”, disse a mãe do menino. Naquela mesma tarde, a criança precisou ser levada às pressas para o hospital infantil. Ele tinha todos os sintomas compatíveis com uma picada de escorpião: aumento da pressão arterial, vômito e dor abdominal. O episódio foi divulgado porque o taxista que levou a mãe e o menino ao hospital contou o ocorrido em uma rádio local: “A mãe estava desesperada”, disse. 

Colegas colocam escorpião em menino de 8 anos (Foto: ILUSTRATIVA/Sippakorn Yamkasikorn/Pexels)

 

Inicialmente, segundo o site argentino, a escola disse ter se tratado de uma “brincadeira”, afirmando que o menino havia apenas “ficado com medo”, e negou que seria um caso de bullying. Cecília Angulo, médica do hospital infantil, confirmou a notícia em entrevista e declarou que a criança foi internada na unidade de terapia intensiva intermediária "hipertensa, com muitos vômitos e dores abdominais", mas "conseguiu estabilizar". "No fim de semana, ele evoluiu positivamente e foi por isso que recebeu alta", acrescentou a médica.

A mãe revelou que não foi a primeira vez que seu filho sofreu bullying na escola. “Ele não conseguiu reagir, ficou paralisado e, em poucos minutos, começou a vomitar”, lembrou. “Precisamos combater o bullying nas escolas porque não é a primeira vez que acontece este tipo de coisa. Vamos tentar fazer isso funcionar”, pediu.

Bullying: o que fazer para proteger o seu filho

Crianças com idade pré-escolar já podem ser vítimas de piadinhas ou algum tipo de comentário maldoso. Porém, o bullying geralmente é mais forte com crianças na faixa dos 12 anos de idade, fase em que o corpo está mudando por causa da puberdade. Além disso, é nessa época que começam as “panelinhas” dentro da sala de aula. Meninos e meninas com um grande grupo de amigos podem se sentir mais poderosos e fortes do que aqueles que não se ‘encaixam’ na turma.

Além de observar o comportamento da criança em casa, a melhor forma de evitar que qualquer problema mais grave ocorra ou continue acontecendo é ter um diálogo aberto com seu filho – todos os dias. É mais fácil perceber os sinais físicos, como hematomas, feridas, dores ou marcas pelo corpo, mas os pais precisam observar com atenção o comportamento psíquico da criança, como explica o psicólogo Lucas Rezende, professor do Instituto de Neurolinguística Aplicada (INAp), do Rio de Janeiro: “Isolamento, exclusão social, constante irritabilidade, agitação e agressividade atípica, medo ou pânico de ir para a escola e até enurese (fazer xixi na cama) são sinais de alerta quando recorrentes”.

E se acontecer com o seu filho, o melhor a fazer é conversar com a escola e com os educadores da criança. Esta é sempre a melhor opção. Também é papel dos pais cobrar das instituições para que haja mais trabalhos de conscientização dos alunos e um acompanhamento mais próximo em sala de aula. A criança precisa se sentir segura dentro do ambiente escolar, até para conseguir expressar seus anseios, medos e necessidades. Se os pais já identificaram o problema, cobraram uma solução da escola e não houve sucesso, o estabelecimento pode ser denunciado para o Ministério Público por omissão de atitude. Até porque pode ter mais crianças passando pelo mesmo problema em silêncio.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/10/bullying-colegas-colocam-escorpiao-em-menino-de-8-anos-e-ele-acaba-hospitalizado.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!