Grávidas e puérperas que ainda não se vacinaram contra a covid-19 têm até cinco vezes mais chances de desenvolver quadros graves e morrer por causa da doença. Foi isso o que concluiu um levantamento feito pelo Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 (OOBr) e divulgado nesta terça-feira (19).
Os pesquisadores analisaram dados disponibilizados pelo governo, na plataforma SIVEP-Gripe. Para o levantamento, foram consideradas todas as grávidas e puérperas, de 10 a 55 anos, que testaram positivo para covid-19 e foram internadas com Síndrome Respiratória Grave (SRAG), a partir de maio de 2021 (quando começou a campanha nacional de vacinação para esses grupos).
De acordo com os dados, no Brasil, 80,4% das gestantes e puérperas internadas por causa da covid-19 não tomaram nenhuma dose da vacina. Só 4,3% das internações foram de mulheres que já haviam tomado as duas doses do imunizante.
+ É seguro tomar a vacina contra covid-19 na gestação? Veja o que dizem os estudos mais recentes
Os riscos de complicações e de morte também são maiores para aquelas que escolheram não se vacinar. A letalidade é de 14,6% entre o grupo não imunizado. Ou seja, a cada 100 mulheres grávidas não vacinadas, com quadros graves de covid-19, pelo menos 14 vão à óbito.
Esse risco é menor entre as mulheres que já se vacinaram. No grupo com pelo menos uma dose, a letalidade é de 9,3%. Com duas doses, esse número cai para 3,2%. Isso significa que a chance de óbito por covid-19 é 5,26 vezes maior para as mulheres grávidas não vacinadas, em comparação com aquelas que já estão com o ciclo vacinal completo.
As principais organizações de saúde do mundo recomendam que todas as grávidas e puérperas se vacinem contra a covid-19 o mais rápido possível. No último dia 29, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos voltou a reforçar a segurança das vacinas e sugeriu uma "ação urgente para aumentar a imunização" desses grupos.
"O CDC recomenda fortemente a vacinação contra a COVID-19 antes ou durante a gravidez, porque os benefícios da vacinação superam os riscos conhecidos ou potenciais", diz o comunicado.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Crescer? É só clicar aqui e assinar!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/10/gravidas-nao-vacinadas-tem-ate-5-vezes-mais-chances-de-morrer-de-covid-19.html