Neste ano, o Siena International Photo Awards concedeu o prêmio de “foto do ano” para a emocionante imagem de um pai sírio segurando seu filho, que nasceu com um raro distúrbio congênito.
De autoria do fotógrafo turco Mehmet Aslan, a foto recebeu o nome de “Hardship of Life” (dificuldades da vida, em tradução livre) e mostra o pai Munzir, que perdeu a perna direita em um atentado a bomba em Idlib, na Síria, de acordo com o site oficial da premiação. Seu filho Mustafá, que ele segura no colo, nasceu sem os membros inferiores e superiores devido a uma condição rara chamada tetra-amelia.
Ainda de acordo com informações da premiação, o distúrbio do pequeno foi causado por medicamentos que sua mãe, Zeynep, precisou tomar após adoecer devido a um gás liberado durante a guerra. Na foto, o pai aparece apoiando parte da perna amputada em uma muleta enquanto segura seu filho, que sorri.
Depois de fugir da Síria, a família agora mora no sul da Turquia, onde buscam próteses para Mustafá, de acordo com o Washington Post. “A imagem chegou ao mundo. Há anos tentamos fazer com que nossas vozes sejam ouvidas por qualquer pessoa que queira ouvir, para ajudar no tratamento dele. Daríamos tudo para dar a ele uma vida melhor”, disse a mãe de Mustafá, em entrevista para o jornal.
O fotógrafo Mehmet declarou para o site que espera que a imagem também ajude a aliviar a reação ruim da comunidade contra os refugiados que chegam na Turquia. “Queríamos chamar a atenção para isso”, contou.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/10/foto-comovente-de-pai-e-filho-vitimas-da-guerra-na-siria-ganha-premio-internacional-de-fotografia.html