Thursday, October 28, 2021

"Não podia querer engravidar só para dar um irmão ao Rocco", diz Rafa Brites sobre a segunda gestação

https://ift.tt/3GttvE1

Se você se lembra da Rafa Brites repórter ou apresentadora da Globo — atividade que desempenhou até 2019 —, que vivia na rua sempre com a energia lá em cima, pode ser difícil imaginá-la querendo desacelerar. Mas é assim que a gaúcha, de 35 anos, vem se comportando na segunda gestação, e planeja reforçar a dose no puerpério. “Voltei a trabalhar muito cedo depois que o Rocco, 4 anos, nasceu, ele tinha 6 meses. Resolvi mudar com o Leon, e a gravidez tem sido bem diferente nesse sentido”, contou em entrevista exclusiva à CRESCER.

+ "Política é que nem novela. Não poderia voltar ao trabalho dali a seis meses e não saber o que ocorreu nesse meio-tempo", diz Andréia Sadi sobre o fim da licença-maternidade

Rafa, que é capa da edição de novembro da revista, disse que se considera uma mulher feminista, e acredita que grande parte do que fez na primeira gestação foi para provar que uma mãe pode dar conta de tudo. Mas provar para quem? Mais à sociedade do que a ela mesma, como diz: “É difícil a gente separar o que fazemos para corresponder a expectativas e o que fazemos para, de fato, preencher nosso ser”.

Confira, abaixo, um pouco do que rolou no papo! (Assine Globo Mais e confira a entrevista na íntegra).

Rocco, 4, e Rafa, que está grávida do segundo filho (Foto: @babuskafotografia)

 

CRESCER: Como foi a decisão de engravidar novamente?
Rafa Brites: Nunca romantizei a maternidade. Sempre falei que, para mim, o parto e a amamentação foram muito complicados. Às vezes, escutamos mulheres falando “nasci para ser mãe”, que dão papinha orgânica, andam com sling... eu não sou esse tipo de mãe. Acho uma tarefa bem difícil e várias vezes pensei em parar no primeiro filho. Esse período de reclusão, para ser sincera, me fez valorizar a importância da família. Ninguém pode falar que existe um lado bom da pandemia. Para mim, essa frase é muito errada, mas, dentro desse caos, se olharmos para o que a gente pôde crescer, vejo que a minha relação com meu filho melhorou bastante. Tive várias oportunidades de estar com ele, e de repensar “poxa, eu gostaria de passar mais uma vez por isso”. Sei que um dos principais motivos de as pessoas terem filhos é para o outro ter um irmão, mas, na minha consciência, não podia querer engravidar só para dar um irmão ao Rocco. Outro ser vivo não é um cachorro, um brinquedo ou uma companhia. Eu e o Felipe [marido, o jornalista Felipe Andreoli] precisávamos querer ter outro filho. Desde que ele nasceu, eu sempre quis que ele tivesse um irmão, então poderia ter engravidado, por exemplo, um ano depois, mas ainda não queria ter outro filho. Esperei vir a vontade de gerar outro filho.

+ Grávida, Rafa Brites sofre acidente com o filho no colo após escorregar: "Tinha certeza que havia quebrado o pé"

334 Entrevista Rafa Brites Um irmão para Rocco (Foto: Babuska)

 

 

 

CRESCER: Como Rocco está lidando com a chegada do irmão?
R.B.: Rocco não é uma criança ciumenta, nunca falou “sai, papai” quando o Felipe me beija. Jamais estimulei isso também. A gente viaja e ele dorme na casa da tia numa boa. Então, acredito que vai lidar bem. Claro que tomamos alguns cuidados: por exemplo, tenho recebido muitos presentes para o Leon e sempre faço questão de incentivar o Rocco a abrir, e ainda falo que o irmão vai emprestar. O melhor sinal foi que ele disse que o quarto do irmão tem de ser de cobra, que é a coisa que mais ama no mundo. Não sei o que vou fazer, porque não dá, né, mas, de repente, coloco umas minhocas, sei lá! [risos] Mas tenho certeza que o momento do ciúme vai chegar. (Veja mais dicas para preparar o irmão mais velho na matéria Os bons companheiros, página 32).

+ Rafa Brites: "Dizer que viveremos em harmonia é utópico"

334 Entrevista Rafa Brites Um irmão para Rocco (Foto: Babuska)

 

 

CRESCER: Na maternidade, ainda hoje, o ato de se anular em prol de fazer tudo pelos filhos é valorizado. Qual é a importância de cuidar de si também?
R.B.: Precisamos entender que, assim como a gente saiu de casa, nossos filhos também vão sair. Lá na frente, é fundamental que você não coloque o peso de uma frustração sua na criança. A melhor educação que temos para dar é o exemplo. Não adianta você falar para o seu filho ter autoestima e amor próprio se ele não vê isso nos pais.

+ Rafa Brites: “Só quem é mãe entende a urgência de ajudar outras mães que estão em situação vulnerável e não têm dinheiro para comprar comida ou remédio para o seu filho”, diz

Foto: @babuskafotografia
Direção de foto: @joaobrito.co
Styling: @barbarachire e @renata_akemi.re
Produção de moda: Ilka Rehder e Pedro Del Rei
Beleza: @mary_make_portfolio
Tratamento: Momedio Nascimento
Agradecimento: @canopysaopaulojardins
Rafa veste Bautti, MyBasic, Animale Brasil, Regina DabDab e IDA. Rocco usa Mila Milou, Trend4tods, Bió e Cantarola

Assine Globo Mais e confira a entrevista na íntegra!

334 Entrevista Rafa Brites Um irmão para Rocco (Foto: Babuska)

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/noticia/2021/10/nao-podia-querer-engravidar-so-para-dar-um-irmao-ao-rocco-diz-rafa-brites-sobre-segunda-gestacao.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...