Um menino de 10 anos acabou não resistindo após lutar por mais de duas semanas contra as complicações da covid-19. O pequeno Zyrin Foots, do Texas, nos Estados Unidos, foi internado no dia 30 setembro e acabou falecendo na última semana. Segundo informações da emissora ABC7, a tia do menino, Ashley Engmann, relatou que o estado do sobrinho foi piorando progressivamente.
Além da covid-19, Zyrin contraiu o vírus sincicial respiratório (VSR) e desenvolveu a síndrome Inflamatória Multissistêmica, que causa inflamação em diferentes partes do corpo, incluindo o coração [veja a explicação do especialista no fim da matéria]. De acordo com a família, a covid acabou enfraquecendo o sistema imunológico de Zyrin e o deixou mais vulnerável. "Ele contraiu um segundo vírus que atingiu especificamente seu coração e causou inflamação", disse o post da família no GoFundMe — vaquinha online criada para ajudar a família com as depesas do funeral.
Segundo a tia, como o coração não conseguia bombear sangue, o menino ainda desenvolveu gangrena nas pernas — também conhecida como a morte de um tecido ou órgão do corpo. Infelizmente, o quadro de Zyrin foi ficando cada vez pior e ele não resistiu às complicações da doença.
Muito se fala nessa síndrome Inflamatória Multissistêmica, principalmente porque os pesquisadores começaram a perceber que ela se manifestava, em geral, em crianças que tinham contraído covid-19 e aparentemente já tinham melhorado. Lílian Cristina Moreira, pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), explica que esse tipo de síndrome é parecida com o quadro clínico da Kawasaki, velha conhecida dos pediatras. "Ela é uma doença potencialmente grave, porque se caracteriza como uma vasculite, isto é, uma inflamação dos vasos", explica a médica. Essa vasculite tem uma predileção pelas artérias coronarianas — que levam o sangue para o coração. Além disso, pode acabar causando graves aneurismas, dilatação anormal das artérias.
Com o quadro clínico semelhante da Kawasaki, a SIM-P foi associada ao coronavírus. A pediatra diz que isso pode acontecer em crianças que tiveram um quadro leve da covid-19. Geralmente, a inflamação generalizada se apresenta após 15 ou 20 dias do início dos sintomas, mas também pode ocorrer em pacientes pediátricos assintomáticos. "A suposição é que a síndrome é causada por uma resposta imunológica desproporcional à infecção. O coronavírus irrita e agride tanto o organismo que o sistema imunológico reage de forma exagerada", diz a médica. Analogicamente, é como se um exército fosse com tanques e bombas para atacar um pequeno grupo de pessoas. Como o nome diz, a síndrome causa uma inflamação dos vasos do corpo inteiro. "Imagine, todos os vasos sanguíneos — que são os tubinhos que levam o sangue (com oxigênio, glicose e nutrição) a cada célula — inflamados. Nenhum órgão é poupado. Por isso, é uma inflamação multissistêmica", afirma Lílian. Além disso, se os vasos estão inflamados, há dificuldades tanto de levar os nutrientes como de retirar as toxinas do corpo.
Em um momento de pandemia, é importante estar alerta a qualquer sintoma que pode ser covid, mesmo que seja um nariz escorrendo ou uma tosse, porque é possível que a criança desenvolva, dias após a infecção, uma complicação como a síndrome Inflamatória Multissistêmica. Os principais sintomas dessa doença são febre alta persistente, manchas pelo corpo, conjuntivite sem pus, pés e mãos inchados, dor abdominal, vômito e diarreia. Mas, fique alerta! Não precisa ter todos os sintomas, pode ser um ou dois. "Os pais devem estar atentos, apesar de ser uma síndrome rara", explica a pediatra.
O diagnóstico é feito pelos sinais clínicos e alguns exames específicos de sangue também podem mostrar que a criança está com um quadro inflamatório. Já o tratamento depende de cada caso, geralmente os médicos minimizam os sintomas e a resposta inflamatória. É possível que o paciente precise de suporte de oxigênio, já que os vasos estão inflamados e comprometem a troca gasosa. Há possibilidade de usar drogas vasoativas, que melhoram a resposta do coração e a própria resposta dos vasos.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2021/10/menino-de-10-anos-perde-vida-apos-lutar-contra-complicacoes-da-covid-19.html