Mais do que nunca, temos consciência de que a cavidade nasal é porta de entrada para a maioria das doenças respiratórias causadas por vírus e bactérias. E os médicos têm para ajudar na prevenção: fazer a lavagem nasal com solução salina diariamente. “Além de auxiliar na prevenção de gripes e resfriados, a prática reduz ainda as rinites. Ou seja, ajuda a reduzir a quantidade de quadros infecciosos e alérgicos”, aponta a Maura Neves, otorrinolaringologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Outro ponto importantíssimo é a realização correta da higiene, tanto interna quanto externa, durante o período de doença. “Quando usamos a lavagem nasal, verificamos a redução do tempo de doença e da intensidade dos sintomas”, afirma a médica. Isso porque, quando o nariz está inflamado ou congestionado, as defesas ficam enfraquecidas, e o ambiente interno, mais propício para o surgimento de outras infecções.
Por isso, aprender a como fazer limpeza nasal e criar esse hábito diário é o segredo para um cuidado mais assertivo, como forma de ajudar na prevenção e melhora dos quadros em momentos de crise.
Todo dia é dia de respirar bem
A linha de produtos respiratórios da Libbs Farmacêutica possui solução fisiológica salina de cloreto de sódio a 0,9%, o famoso soro fisiológico. “Ele tem o papel de limpeza nasal, removendo impurezas e agentes nocivos inalados que ficam no muco nasal”, explica Maura.
Para a prevenção, a médica sugere a lavagem duas vezes ao dia. Já para tratamento durante as crises, é recomendado lavar até seis vezes por dia.
Os lencinhos umedecidos Salsep Lenços Nasais Kids também são liberados, sendo a melhor alternativa ao papel, que machucam e permitem a entrada de agentes nocivos.
Porém, além de limpar o nariz, é preciso hidratar a mucosa, especialmente quando o clima está seco ou quando há grande exposição ao ar-condicionado. Isso porque o muco ressecado também facilita a entrada de agentes nocivos no organismo.
Nesse sentido, a Libbs tem o Maxidrate, um gel hidratante nasal que hidrata e protege a mucosa nasal com ação prolongada", diz a otorrinolaringologista.
Como fazer limpeza nasal
A médica ensina que a forma mais adequada de aplicação é feita em pé, com uma inclinação do frasco de cerca de 30 graus em relação ao corpo. A aplicação dos jatos de solução salina é simples e sem sofrimento.
Inserindo esse hábito na rotina desde o nascimento do bebê, é possível desenvolvermos um cuidado que ajudará muito na qualidade de vida das pessoas. Conheça os produtos da Libbs Farmacêutica no site Família Respira e no Instagram @familiarespira.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Publieditorial/Libbs-Farmaceutica/noticia/2021/10/o-habito-da-limpeza-nasal-deve-ser-cultivado-desde-infancia.html